
Em ação do “Programa Opera Paraíba”, Hospital Edson Ramalho em João Pessoa realiza cirurgias de vasectomia em 30 pacientes
Por Edmilson Pereira - Em 2 meses atrás 530
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou, neste domingo (28), uma ação com cirurgias de vasectomia que beneficiou 30 pacientes.
A iniciativa faz parte do serviço de Planejamento Familiar da unidade, ofertado por meio do Programa Opera Paraíba, que também oferece cirurgias de laqueadura e inserção de DIU. Para participar, os pacientes passaram por entrevistas com a equipe multiprofissional, exames e uma palestra com os médicos responsáveis.
O planejamento familiar é um direito garantido pela Lei nº 9.263/1996, que regulamenta o acesso a métodos de concepção e contracepção no Brasil.
O urologista Rafael Arruda destacou: “Nosso objetivo é oferecer um atendimento seguro, com informação de qualidade e acolhimento, para que o paciente possa tomar uma decisão consciente sobre seu futuro reprodutivo”.
Entre os pacientes beneficiados, a sensação foi de tranquilidade e gratidão. Carlos Soares, 40 anos, casado e pai de quatro filhos avaliou a iniciativa. “Eu já pensava em fazer esse procedimento há algum tempo. Aqui no hospital encontrei toda orientação, apoio e segurança para dar esse passo importante na minha vida”.
Com ações como esta, o Hospital Edson Ramalho reafirma o compromisso em garantir direitos, saúde e qualidade de vida para a população.

