Educadora de escola pública da Paraíba conquista Prêmio Nacional “Educação Financeira Transforma” e ganha R$ 40 mil

Educadora de escola pública da Paraíba conquista Prêmio Nacional “Educação Financeira Transforma” e ganha R$ 40 mil

Por Edmilson Pereira - em 1 ano atrás 2775

Da “Roliúde” nordestina, em Cabaceiras (PB), para inspiração em todo o Brasil! O maior prêmio de educação financeira do país, o Educação Financeira Transforma, promovido pelo Instituto XP, teve duas paraibanas como finalistas, que já estiveram em ação na mesma escola e território, e hoje fomentam um trabalho de impacto e mobilização social pela educação financeira, que tem transformado a realidade de várias crianças e jovens das escolas públicas.

A educadora da rede municipal de Esperança (PB), Rosilene Nunes, foi anunciada como vencedora do Prêmio “Educação Financeira Transforma”, do Instituto XP, na categoria professor (a), levando além do título, uma premiação de R$ 40 mil, numa disputa que contou com mais 600 inscritos, dos 26 estados do Brasil. Na etapa final, estiveram concorrendo 24 finalistas, divididos em 8 categorias, que foram definidos em voto popular, reforçando o reconhecimento de ações e projetos que fazem a diferença em todo o país.

Nessa disputa, na categoria aluno (a), a estudante paraibana Maria Clara Cândido, ficou no pódio dos três selecionados para a final, garantindo R$ 10 mil para o seu projeto de empreendedorismo sustentável, com a produção de pulseiras de couro produzidas com reaproveitamento dentro do ateliê do seu pai que é artesão. Maria Clara e Rosilene Nunes são multiplicadoras das ações promovidas pelo projeto com os jogos de educação financeira, do Instituto Brasil Solidário, que já alcançou 79 cidades da Paraíba, e tem proporcionado ações continuadas de formação para educadores da rede pública de ensino, junto ao material pedagógico doado nas escolas com os Jogos Piquenique e Bons Negócios.

Educação Financeira com Sustentabilidade

A talentosa Maria Clara Cândido, de 13 anos de idade, se descobriu uma empreendedora sustentável, cheia de novas oportunidades, a partir de uma atividade pedagógica com os jogos de educação financeira, promovido em sua escola. Após compreender sobre conceitos importantes do poupar, do consumo consciente e a importância da organização para o planejamento financeira, ela montou seu próprio espaço de produção de pulseiras utilizando o couro que seria descartado no ateliê do seu pai, e tem inspirado muitos jovens de sua comunidade a unir o trabalho de reaproveitamento e reciclagem como geração de renda para suas famílias. Com o trabalho realizado no ateliê, Maria Clara já é convidada para dar palestras de empreendedorismo na região e participar de feiras municipais de artesanato.

“O contato de Maria Clara com a educação financeira foi capaz de abrir a visão dela nos mais variados âmbitos da educação. Com reutilização dos retalhos, ela abriu a perspectiva do próprio pai de que seria possível fazer ainda mais renda a partir do reaproveitamento de material. Aquela menina, que vinha da escola com todo esse aprendizado, não tinha noção do alcance positivo das suas ações. Hoje, de forma natural, vemos o quanto ela é exemplo para muitas outras crianças e adultos, inspirando empreendedorismo, sustentabilidade e consumo consciente nas oportunidades que lhe surgem de apresentar tais conceitos”, destacou Michelli Oliveira, mãe da estudante que vem acompanhando toda a evolução da filha.

Já a educadora Rosilene Nunes, atua como embaixadora das propostas do projeto com os jogos desde 2019, e tem mobilizado várias iniciativas de formação, iniciadas em Cabaceiras e agora com forte impacto também em Esperança (PB). Com licenciatura plena em Matemática e especializações em Educação Matemática, Física, Estatísticas e Avaliação Educacional, Rosilene tem impulsionado o protagonismo de estudantes para o domínio da educação financeira desde cedo, onde desenvolveu e aplicou mais de 40 planos de aulas integrados ao currículo escolar das escolas de ensino público do município, além da mobilização das atividades com os jogos Piquenique e Bons Negócios, em todo o Estado da Paraíba junto a parceria com a UNDIME PB.

“Por meio da mobilização e com a multiplicação dos jogos, vejo que alunos e famílias mudaram a maneira como lidam com finanças e com o meio ambiente, eu percebo que promover essa proposta dentro da escola, contribui no combate às desigualdades sociais, ampliando a possibilidade de nossos alunos terem uma vida financeira mais equilibrada e com mais oportunidades. Toda essa transformação na minha vida se deu desde 2009, quando firmamos a parceria com o IBS, o Instituto foi uma transformação na autoestima e na motivação dos nossos educadores em todo o território”, destacou Rosilene.

Jogos de Educação Financeira na PB

Um modelo de aprendizagem que já vem alfabetizando crianças e jovens na educação financeira para mais 1 milhão de alunos em todo o Brasil!

O Estado da Paraíba foi um dos primeiros a receberem as ações do projeto com escala a nível estadual, que hoje representa 79 cidades beneficiárias, contando com o apoio e parceria da UNDIME-PB. Somando grandes resultados de impacto, envolvendo desde propostas inovadoras de empreendedorismo sustentável com alunos ainda nos anos iniciais, até famílias transformadas pelo aprendizado dos filhos em sala de aula, o projeto já atende 18,78% dos alunos de toda a rede pública da Paraíba, alcançando 106.141 alunos das escolas públicas.

Além das ações nacionais, a iniciativa do IBS conseguiu ultrapassar as fronteiras do País, alcançando outras escolas da América do Sul, a exemplo do Chile Colômbia e Uruguai. O apoio de uma aliança formada por empresas viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo, entre outros, além de pessoas físicas.

A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. Graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais, como a necessidade de poupar dinheiro.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Em 2023, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

INOVAÇÃO E ALIANÇA INÉDITA PELA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Educação Financeira e Sustentabilidade: A inovação esteve presente desde os primeiros passos do projeto que, ao longo de sua trajetória iniciada em 2017, sempre buscou se reinventar. O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.

Aliança Solidária: A proposta conseguiu mobilizar uma frente de “Aliança pela Educação Financeira”, contando com apoio de instituições privadas – algumas delas vistas até como “concorrentes” -, unidas pelo mesmo propósito: o de contribuir para a formação de gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade. Além dos parceiros citados, a aliança conta ainda com nomes como Grupo Ultra, John Deere, Machado Meyer Advogados, Veirano Advogados, Palmeirinha Ação Social e Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e também com importantes doações de pessoas físicas.

Tecnologia e Acessibilidade: Durante o período da pandemia, o jogo Piquenique ganhou uma adaptação para uma plataforma online, em formato de “game”, disponível na versão em português e espanhol. Em 2022, fortalecendo a inclusão e acessibilidade dos estudantes, começou o projeto-piloto de Libras para o jogo, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial (EMEFE) Caminhos do Aprender, de Bento Gonçalves/RS, além dos conteúdos na plataforma formativa EAD, com uso da ferramenta Handtalks.

 Por Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Fotos: Divulgação