
Desemprego cai a 6,2% no tri até maio e Brasil tem recorde de emprego com carteira
Por Edmilson Pereira - Em 3 semanas atrás 436
A taxa de desemprego brasileira ficou abaixo do esperado nos três meses até maio e o emprego com carteira assinada bateu recorde no período, mantendo o mercado de trabalho sólido e como um fator de sustentação da atividade econômica.
Dados divulgados nessa sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostraram que a taxa caiu a 6,2% no período, de 6,8% no trimestre imediatamente anterior, até fevereiro.
No mesmo período do ano anterior, a taxa de desemprego foi de 7,1%.
A leitura ficou abaixo da expectativa em pesquisa e ainda marcou o nível mais baixo desde o final do ano passado, quando também ficou em 6,2% no trimestre até dezembro, bem como a menor taxa da série para um trimestre encerrado em maio.
O contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu o recorde de 39,762 milhões no trimestre até maio, marcando uma alta de 0,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior e crescendo 3,7% sobre o mesmo trimestre do ano passado.
A taxa de informalidade no mercado de trabalho tem atualmente a 39,3 milhões de trabalhadores trabalhando sem carteira assinada.