Deputado Mercinho Lucena atende pedido da SBAU e apresenta projeto de Lei criando o "Dia Nacional do Arborista"

Deputado Mercinho Lucena atende pedido da SBAU e apresenta projeto de Lei criando o “Dia Nacional do Arborista”

Por Edmilson Pereira - em 8 meses atrás 622

Os Arboristas do Brasil deverão ganhar brevemente um Dia Nacional para dizer “este é o NOSSO DIA,  com data já definida, 16 de Setembro, como Dia Nacional do Arborista. A articulação nesse sentido vem sendo desenvolvida pelo presidente da Sociedade Brasileira d Arborização Urbana (SBAU), o paraibano Sérgio Chaves, junto ao deputado federal Mercinho Lucena (Progressista).

  • Nós procuramos o deputado federal Mercinho Lucena e solicitamos através de requerimento para que apadrinhe a proposta da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, para transformar esse requerimento em Projeto de Lei em plenário na Câmara Federal, estabelecendo a data de 16 de setembro, o DIA NACIONAL DO ARBORISTA, informouu Sérgio Chaves.

Ofício – SBAU n° 026/2023
Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Mercinho Lucena
Excelentíssimo Senhor,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos por meio de este saudar Vossa Excelência e expressar que a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, com Sede na cidade de Curitiba-PR, foi fundada em 16 de setembro de 1992, na cidade de Vitória – ES. Ao longo dos seus 28 anos de existência, a SBAU tem desenvolvido e apoiado as principais iniciativas técnicas, científicas e educacionais que promovam o desenvolvimento das atividades inerentes a arborização urbana no Brasil e, atualmente, possui em seu quadro de sócios, mais de 1.450 profissionais atuantes nessa área, cobrindo as cinco regiões do nosso país. Com esse pensamento e ações, cumprindo a missão precípua da SBAU que é de: “Fazer avançar a arboricultura brasileira através do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da profissionalização da atividade e da conscientização pública”

Temos também a RSBAU (Revista cientifica da SBAU), criada em 2006 pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e hospedada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) – USP, estando a Revista vinculada ao Programa de Pósgraduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

A SBAU é Capítulo da International Society of Arboriculture – ISA é uma parceria oficial com a maior sociedade de arboricultura do Planeta. Por meio de pesquisa, tecnologia e educação, a ISA, promove a prática profissional da arboricultura como também uma maior conscientização mundial dos benefícios das árvores, e o faz desde a sua criação em 1924.

A ISA está localizada no Estado de Illinois – USA. A SBAU também é Membro do Conselho Latinoanericano de Arboricultura – CLA, com sede na Cidade de Quito – Equador, que visa representar as visões de todos os países latino-americanos em relação à arboricultura e florestas urbanas, bem como às organizações regionais.

Por definição, um arborista é uma pessoa que é treinada na arte e na ciência do plantio, cuidados e manutenção de árvores individuais. A certificação de arboristas da ISA é um processo voluntário e não governamental, pelo qual as pessoas podem comprovar sua base de conhecimento. O certificado proporciona uma avaliação mensurável do conhecimento e da competência de uma pessoa para a prestação de serviços de cuidado com as árvores.

A SBAU reconhece a importância do arborista e suas especializações no cuidado de árvores individuais. Eles conhecem as necessidades das árvores, são treinados e possuem os equipamentos necessários para prestar o cuidado adequado com a saúde da planta ou manutenção preventiva para manter as árvores em boa saúde, enquanto reduzem o ataque de insetos, doenças ou problemas de má localização, fertilização e modificação do solo para melhorar a saúde da árvore. O cuidado adequado com as árvores é um investimento que poderá trazer retornos consideráveis. Árvores bem cuidadas são atraentes e podem agregar um valor considerável à sua propriedade.

Árvores mal conservadas podem ser um problema significativo. A poda ou a remoção de árvores, especialmente aquelas de maior porte, pode ser um trabalho perigoso. Os cuidados com as árvores devem ser feitos apenas pelas pessoas treinadas e que possuam os equipamentos necessários para um trabalho seguro com as árvores.

Os arboristas estão associados às organizações profissionais, como a Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA), a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Associação da Indústria de Cuidados com as Árvores (TCIA), Conselho LatinoAmericano de Arboricultura (CLA) e a Sociedade Americana de Arboristas Consultores (ASCA). Essas filiações evidenciam a determinação do arborista de se manter atualizado nas mais recentes técnicas e informações.

Neste sentido, vimos requerer a Vossa Excelência que se digne transformar esse requerimento em Projeto de Lei em plenário na Câmara Federal, estabelecendo a data de 16 de setembro, o DIA NACIONAL DO ARBORISTA

Informamos que já demos um grandioso passo, pois a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba atendeu o nosso requerimento e através da Lei nº 11.770 de 26 de agosto de 2020, de Autoria do Deputado Estadual Ricardo Barbosa, instituiu o Dia Estadual do Arborista, no âmbito do Estado da Paraíba. Esta Lei foi sancionada pelo Exmo.

Senhor Governador do Estado da Paraíba João Azevêdo, entrando em vigor na data de sua publicação, em 26 de agosto de 2020.

A SBAU, em consonância aos seus princípios, manifesta a mais profunda satisfação com esta ação, e se coloca à disposição no sentido de poder concretizar esse importante projeto.

Aproveitamos a oportunidade para apresentar a Vossa Excelência os protestos de estima e a mais distinta consideração.

Senado pode aprovar proposta de Efraim Filho determinando que a União, estados e municípios passem a elaborar planos de arborização urbana
https://www.paraibanoticia.net.br/senado-pode-aprovar-proposta-de-efraim-filho-determinando-que-a-uniao-estados-e-municipios-passem-a-elaborar-planos-de-arborizacao-urbana/