De volta a elite do futebol, Botafogo-RJ derrota o Brasil de Pelotas e conquista por antecipação o título de campeão da série B

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 55

O Botafogo (RJ) é o campeão da séria B do brasileirão deste ano, título conquistado com uma rodada de antecipação com vitória do Botafogo em cima do Brasil de Pelotas neste domingo (21),  por 1 a 0, junto com a derrota do Coritiba, que foi derrotado pelo CSA pelo placar de 1 x 0, no Couto Pereira na capital paranaense.  Com a conquista de hoje, o Bota também garante a vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Com gol de Diego Gonçalves, o Botafogo venceu o Brasil de Pelotas no Bento Freitas e sacramentou a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B de 2021. O único gol da partida saiu ainda no primeiro tempo, após cobrança de falta.

O Fogão terminou a 37ª rodada com 69 pontos, cinco a mais que o vice-líder Coritiba, diferença que inviabiliza as chances matemáticas do Coxa ainda brigar pela taça.

É a segunda vez que o Botafogo é campeão da Série B, a outra havia sido em 2015. Até aqui, a campanha do Botafogo soma 20 vitórias em 37 jogos, além de nove empates e oito derrotas.

Na última rodada, o Fogão receberá a taça diante da sua torcida, no Nilton Santos, contra o Guarani. Lanterna da B, o Brasil fecha sua participação no torneio contra o CSA

Rafael Navarro: nome do jogo e do campeonato

Navarro foi responsável pelo belo passe que resultou no gol de Diego Gonçalves, mais uma assistência para a coleção que o atacante tem nessa Série B. Foi o nono passe para o gol, além dos 14 gols que ele tem na competição. Navarro foi substituído na metade do segundo tempo para a entrada de Rafael Moura e saiu ovacionado pelos torcedores presentes no Bento Freitas.

Resultado amigo

O Botafogo conseguiu garantir o título da Série B hoje também graças ao resultado do CSA, que venceu o Coritiba por 1 a 0, impedindo assim as chances matemáticas do time paranaense em brigar pela taça na última rodada.

Consciência negra

Em ação pelo Dia da Consciência Negra, comemorado ontem (20), Botafogo mexeu em suas tradicionais listras para a partida de hoje para apontar as desigualdades causadas pelo racismo.

Cronologia do jogo

Aos 20 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta pelo lado esquerdo, Rafael Navarro rola a bola para Diego Gonçalves abrir o placar. Aos 12 do segundo tempo, o volante Barreto, do Botafogo, foi expulso por falta em Poveda. Além da expulsão, o lance quase resultou no empate xavante, com a bola chutada por Renatinho passando próxima da trave. No fim do segundo tempo, aos 49 minutos, Ronald ainda marcou o segundo gol botafoguense, mas o lance foi anulado.

FICHA TÉCNICA
BRASIL-RS 0 X 1 BOTAFOGO
Competição: Campeonato Brasileiro – Série B (37ª rodada)
Data: 21 de novembro de 2021, domingo
Hora: 16h, de Brasília
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas/RS
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (ambos do TO)
VAR: Vinicius Furlan (SP)

Gols: Diego Gonçalves (Botafogo) aos 20′ do 1ºT
Cartões amarelos: Icaro e Caio Rangel (Brasil de Pelotas); Luis Oyama (Botafogo)
Cartão vermelho: Barreto (Botafogo)

Brasil-RS: Matheus Nogueira; Netto (Oliveira), Leandro Camilo, Ícaro e Paulinho; Diego Gomes (Renatinho), Bruno Matias e Patrick; Caio Rangel (Gabriel Poveda), Rildo e Erison. Técnico: Jerson Testoni

Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Luis Oyama (Ricardinho), Barreto e Marco Antonio (Romildo); Warley (Ronald), Diego Gonçalves (Matheus Frizzo) e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira,