Consultas e exames, Secretaria de Saúde de João Pessoa já autorizou mais de 10 mil procedimentos por meio do programa Regulação Itinerante

Consultas e exames, Secretaria de Saúde de João Pessoa já autorizou mais de 10 mil procedimentos por meio do programa Regulação Itinerante

Por Elison Silva - em 2 semanas atrás 50

Desde que foi iniciado o programa Regulação Itinerante, em 25 de janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, por meio da Diretoria de Regulação, já autorizou 10.155 procedimentos, entre consultas e exames da população pessoense, que estavam, na maioria, inseridos no sistema desde 2020.

“É um marco muito importante superar os 10 mil procedimentos autorizados e estamos muito felizes, mas, temos consciência que ainda temos muito pela frente. Até o momento, a Regulação Itinerante já contemplou 30% das equipes de saúde da família em 41% dos prédios de Unidades de Saúde da Capital, mas nossa meta é percorrer 100% das equipes de saúde, ou seja, atender os 203 grupos que estão distribuídos em 90 prédios”, reforça a Diretora de Regulação, Ana Giovana Medeiros.

Com o programa, as equipes da Central de Regulação do Município vão até a Unidade de Saúde programada para fazer a entrega das autorizações dos procedimentos, consultas e exames diretamente aos usuários. Na ocasião, o paciente recebe a autorização e marcação para realização dentro de um prazo de até 15 dias, seja uma consulta com especialista até um exame ou procedimento de média e alta complexidade. O programa é dividido por etapas mensais e chega às unidades sempre nas terças e quintas-feiras.

Atualmente, a Regulação Itinerante está na oitava etapa, que tem prevista a entrega total de 985 autorizações e, na próxima terça-feira (21), chega à USF Torre I, no Distrito Sanitário V, sendo encerrada no dia 22 de junho, na USF Matinha II e Paulo Afonso, localizada no território do Distrito Sanitário IV.

Confira o calendário das próximas USFs atendidas pela Regulação Itinerante:  
21/06 – USF Torre I
22/06 – USF Matinha II e Paulo Afonso

Serviço – A Central de Regulação Municipal é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde, além da rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades. Este ano, de janeiro até maio, já foram autorizados 301.517 procedimentos.

Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende, por meio de pactuação, os outros 222 municípios da Paraíba.

A porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das Equipes de Saúde da Família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 16h.

Fonte: Paraíba Notícia e Secom JP