
Confirmado e oficializado: Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano, é o novo ministro do Turismo do governo Lula
Por Edmilson Pereira - Em 8 horas atrás 140
– O ex-secretário de Turismo da Paraíba, Gustavo Feliciano é o novo ministro do Turismo do governo do presidente Lula. O presidente fez o convite em reunião nesta quinta-feira, 18, no Palácio do Planalto. Feliciano substitui Celso Sabino, demitido nesta quarta-feira (17).
Gustavo Feliciano foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB). Ele foi o nome escolhido pelo União Brasil, que detém o comando do ministério, para assumir a vaga.
Motta e Damião Feliciano estiveram presentes na reunião com Lula. Também estava no Planalto o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA).
Gustavo Feliciano deve assumir o comando do Ministério do Turismo na próxima terça-feira, 23. Ainda não se sabe se será feita uma cerimônia aberta no Palácio do Planalto ou um ato de nomeação mais discreto no gabinete da Presidência.
Apesar do rompimento do União Brasil com o Palácio do Planalto desde setembro, aproximadamente 25 dos 59 deputados do partido ainda votam com o governo. Foi justamente essa fatia da bancada que pediu a troca de Sabino para continuar aprovando os projetos de interesse da gestão Lula.
Ao decidir pela demissão de Sabino, o presidente afagou a ala governista da legenda, de olho no apoio à sua candidatura a um novo mandato, em 2026. Embora não tenha o apoio formal do Centrão, a estratégia de Lula consiste em conquistar a adesão de frações dos partidos que compõem o grupo.
O União Brasil continua no comando de três ministérios: além do Turismo – pasta sob controle da bancada na Câmara –, a legenda tem Comunicações e Integração e Desenvolvimento Regional, cargos indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Foto: @gustavofeliciano via Instagram