
Compra de votos: Operação da Polícia Federal apura corrupção eleitoral na cidade de Cruz do Espírito Santo
Por Edmilson Pereira - Em 3 meses atrás 1439
A Polícia Federal na Paraíba desencadeou, nesta quarta-feira (16), uma operação para investigar a prática de crimes eleitorais na cidade de Cruz do Espírito Santo. As supostas irregularidades teriam ocorrido no pleito do ano passado. Ao todo, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, por determinação da 03ª Zona Eleitoral de Santa Rita. A operação recebeu o nome de Madeira de Lei. Os nomes dos alvos não foram divulgados.
Os investigados são suspeitos do cometimento do crime de corrupção eleitoral no pleito eleitoral, em 2024.
De acordo com a legislação, corrupção eleitoral é o ato de dar, oferecer, prometer ou receber, para si ou para outra pessoa, qualquer vantagem, como dinheiro, bens ou favores, em troca de votos. Não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida para configurar o crime.
Os investigados pelo crime de corrupção eleitoral podem ser punidos com reclusão de um a quatro anos, além do pagamento de multa que pode variar de cinco a quinze dias/multa.
As investigações continuarão com a análise do material apreendido e consequentes diligências para reunir elementos de informação a respeito da prática do crime e todos os seus envolvidos.
Foto: Divulgação/PF