
Com recorde de público, Botafogo e Sousa decidem o título do Paraibano neste domingo no Almeidão
Por Edmilson Pereira - Em 8 meses atrás 1248
Tem decisão neste domingo (30) no Almeidão, com expectativa de recorde de público na temporada deste ano. Na manhã de hoje a venda de meia entrada para a arquibancada sombra já tinha sido esgotada.
Botafogo-PB e Sousa se enfrentam a partir das 16 horas, em jogo válido pela partida de volta da final do Campeonato Paraibano.
Em busca do título, o Belo tem um tabu ao seu favor: não perde para o Dino, jogando no Almeidão, desde 2010.
A última vitória do Sousa no estádio José Américo de Almeida Filho foi pelo Campeonato Paraibano de 2010, quando bateu o Belo por 3 a 2, com dois gols de Manu e um de Evandro.
Desde então, foram disputadas 16 partidas entre as duas equipes com mando de campo do Botafogo-PB. Nas ocasiões, somam-se 11 vitórias do Belo e cinco empates.
Neste recorte, há o confronto em que o Sousa eliminou o Botafogo-PB nos pênaltis, em pleno Almeidão, na final do Paraibano de 2024.
Porém, no tempo normal, o jogo terminou em 1 a 1, com gols de Bruno Leite, para o Belo, e Leandro Ceará, para o Dino.
Mesmo sem vencer do Botafogo-PB no Almeidão há 15 anos, o Dino, que chegou a João Pessoa no início da noite de ontem tem um fator positivo para o confronto.
Após a vitória na partida de ida por 1 a 0, no Marizão, a equipe precisa apenas de um empate para ficar com o bicampeonato paraibano. Em caso de uma derrota por apenas um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis.
Na primeira fase da competição estadual, o Dino terminou como líder, com 20 pontos, e o Maior da Paraíba em segundo lugar, com 19. No entanto, nas semifinais, o desempenho do Belo contra o Treze foi melhor do que o do Sousa sobre o Serra Branca, o que culminou com o Alvinegro trazendo a grande final do Paraibano para ser decidida sob seus domínios.
Na última vez em que o Belo jogou em casa, a torcida do Belo contabilizou o maior público do Campeonato Paraibano desta temporada (10.175). Até o presente momento, já foram computados mais de 13.000 ingressos. A expectativa para a finalíssima é de casa cheia na capital paraibana.
Escala de arbitragem:
Árbitro principal: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistente 1: Marcia Bezerra (CBF-RO)
Assistente 2: Luiz Claudio Regazone (CBF-RJ)
Quarta árbitra: Deborah Cecília (Fifa-PE)
VAR: Diogo Pombo (Fifa-BA)
AVAR: Vitor Carmona Metestaine (Fifa-SP)
Analista de campo: Arthur Alves Júnior (CBF-PB)
Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB