Com gols de Enner Valencia, Equador estreia no jogo de abertura da Copa do Catar

Com gols de Enner Valencia, Equador estreia no jogo de abertura da Copa do Catar

Por Edmilson Pereira - em 6 dias atrás 109

A seleção do Equador derrotou a anfitriar Catar, pelo placar de 2 x 0, na abertura da Copa do Mundo de 2022, neste domingo (20), no Estádio Al Bayt, no jogo de abertura no país do continente Asiático. Com dois gols de Enner Valencia, que se tornou o maior artilheiro equatoriano da história dos Mundiais, agora com cinco tentos no total, a equipe sul-americana largou na frente pelo Grupo A. O torneio continua nesta segunda-feira, 21, com outras três partidas.

O jogo de abertura da Copa do Mundo

Depois de uma cerimônia de abertura e apresentação musical que contou com a presença do cantor Jung-kook, da banda sul-coreana BTS, a Copa do Mundo começou oficialmente. Poucos minutos depois da bola rolar, o goleiro Saad Al Sheeb falhou. O ataque equatoriano aproveitou e Enner Valencia mandou de cabeça para o fundo das redes.

No entanto, o VAR entrou em ação e o árbitro anulou o gol por impedimento. Aos 15 minutos, não teve mais jeito. Valencia invadiu a área e Al Sheeb o derrubou. O juiz não hesitou e anotou a penalidade máxima. O próprio Valencia foi para a bola, deslocou o goleiro do Catar e marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2022.

E tinha mais. Na marca dos 30, Valencia recebeu cruzamento de Torres e cabeceou no cantinho para ampliar a vantagem do Equador. A partir dali até o final do jogo, a seleção sul-americana controlou as ações e saiu com os três pontos do gramado.

Pela primeira vez em 22 edições da Copa do Mundo, a equipe anfitriã perdeu na estreia. Até então, tinham sido 16 vitórias e seis empates nessas condições.

Outra marca histórica foi que, de maneira inédita, o primeiro gol de uma Copa do Mundo saiu em cobrança de pênalti. Por fim, Valencia foi o primeiro jogador equatoriano a marcar dois gols em um só jogo na história da competição.

Próximos jogos

Nesta segunda-feira (21), a Copa do Mundo retorna com o duelo entre Inglaterra e Irã, às 10h, pelo Grupo B. Na sequência, pelo Grupo A, Senegal e Holanda medem forças na faixa das 13h. Para encerrar o dia, novamente pelo Grupo B, tem Estados Unidos x País de Gales a partir das 16h.

Foto: Divulgação