Com a participação de mais de 4 mil inscritos, Cícero fez abertura da II Maratona Internacional de João Pessoa realizada neste domingo

Com a participação de mais de 4 mil inscritos, Cícero fez abertura da II Maratona Internacional de João Pessoa realizada neste domingo

Por Elison Silva - em 2 meses atrás 76

Atletas de todo o Brasil e até do Quênia participaram, neste domingo (7), da II Maratona Internacional de João Pessoa, que teve largada às 5h no Centro de Convenções.

Foram mais de quatro mil participantes de todos os estados brasileiros. A prova foi aberta pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que também correu os 10 km. Na categoria principal (42km), os vencedores foram atletas de Pernambuco, no masculino; e do Rio Grande do Norte, no feminino.

“A Maratona faz parte do nosso projeto de transformar João Pessoa na capital do esporte saudável. Esta prova nasceu ano passado já ficando entre as dez maiores do Brasil e vamos continuar investindo nessa e outras competições para que a cidade seja referência na prática esportiva”, afirmou o prefeito.

A corrida contou com trajetos de 5, 10, 21 e 42 km, além de 5 km para servidores municipais e 5 km para pessoas com deficiência. O percurso partiu do Centro de Convenções, em Jacarapé, e se estendeu pelas vias da Orla, indo até a praia de Intermares – Cabedelo, no caso da Maratona.

O secretário municipal do Esportes, Kaio Márcio, falou sobre o trabalho conjunto com diversas secretarias da gestão para viabilizar a prova. “A corrida é um esporte muito democrático e ficamos felizes por proporcionar isso e ver tanta gente aqui participando”, afirmou.

Os resultados premiaram a persistência. Isso porque os dois vencedores da categorial principal (Maratona) saíram com a prata na edição de 2021. Justino Gabriel de Assis, de Petrolina (PE), e Lucicleide Gabriel de Assis, de Rio do Fogo (RN), subiram ao lugar mais alto do pódio.

Vencedores –Na maratona masculina, Justino Pedro da Silva percorreu o trajeto de 42km em 2h19’27,774, sendo seguido por Edson Amaro Arruda dos Santos, com 2h23’57,474, e Silvan dos Santos, com 2h25’36,090. Já no feminino, Lucicleide Gabriel de Assis venceu a corrida com 3h03’57,575. A segunda colocada foi Mary Emannuella da Costa, com 3h11’30,119 e, na terceira colocação, Joselia Cardoso Xavier, com 3h23’08,839.

“Foi uma prova muito bem organizada e com muito esforço e muito treino consegui vencer. O público me acolheu e no finalzinho deu a força para eu concluir”, contou Lucicleide. Justino também parabenizou a gestão pela realização da prova. “Gostei muito e se Deus quiser ano que vem vou estar aqui de novo”, afirmou.

Além de entrar no calendário internacional do Atletismo, a Maratona Internacional de João Pessoa também dá espaço para novos atletas, pessoenses e moradores da região amantes dos esportes e da corrida. É o caso da corredora Raíssa Lima, de Santa Rita, que teve a sua primeira experiência em uma maratona e falou da corrida.

“Comecei a correr a pouco tempo e decidi me testar nos 5 km. Foi tudo muito emocionante, sentir aquela energia, o locutor incentivando a gente e na chegada dá até vontade de chorar. Com certeza esta foi a primeira de muitas maratonas e a Prefeitura de João Pessoa está de parabéns pela organização e realização deste evento”, afirmou.

Integração – Para a realização da prova, foi necessário um trabalho integrado que envolveu várias pastas da Prefeitura de João Pessoa. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por exemplo, disponibilizou equipes médicas e ambulâncias. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) sinalizou todo o percurso, organizou e disciplinou o trânsito com 65 agentes. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), por sua vez, realizou a limpeza antes e depois da prova durante todo o trajeto. Já a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) assegurou todo o sistema de som e estrutura física para organização das largadas; e a segurança foi garantida por 80 agentes da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, das 18h da sexta-feira (5) até o final da prova.

Confira os vencedores

Maratona Masculina (42km)
1° Justino Pedro da Silva
2° Edson Amaro Arruda dos Santos
3° Silvan dos Santos

Maratona Feminina (42km)
1° Lucicleide Gabriel de Assis
2° Mary Emannuella da Costa Oliveira
3° Joselia Cardoso Xavier

Meia Maratona Masculina (21km)
1° Giovani dos Santos
2° Joilson Bernardo da Silva
3° Antônio Marco Pereira de Araújo

Meia Maratona Feminina (21km)
1° Maria Lucineide da Silva Moreira
2° Aline Prudêncio
3° Ana Claudia Silva Cruz

10km Masculino
1° Everton Silva Lima
2° Jair José da Silva
3° Juliano de Araújo

10km Feminino
1°Mirelle Lwite da Silva
2° Mirian Franco da Silva
3° Fabiana Oliveira da Silva

5km Masculino
1° Rafael Almeida Silvestre
2° Marciel Almeida
3° André Marcos de Araújo

5km Feminino
1° Daiana Justino dos Santos
2° Thayane Kelly Nascimento Franca
3° Fernanda da Silva Oliveira

5km Masculino PCD NACD
1° Gilmar de Oliveira Silva
2° Gabriel Ferreira Lima
3° Irimar Nascimento da Silva

5km Feminino PCD NACD
1° Regirleide Ferreira de Sousa
2° Eveline Pereira Sousa Generoso
3° Adriana Viegas de Freitas

5km Masculino PCD CAD
1° Carlos Antonio Guedes do Nascimento
2° Givaldo Augusto dos Santos
3° Cícero Carlos da Silva

5km Feminino PCD CAD
1° Angelina Nascimento da Silva

5km servidor Masculino
1° Glauber Oliveira Santos
2° Renato Veloso da Silva
3° Severino da Silva Santos

5km servidor Feminino
1° Eryka da Silva Santos
2° Renata Marcondes
3° Camilla Kissia Gomes da Silva