Elison Silva

por Elison Silva - 8 anos atrás

O Dinossauro do Sertão está de volta a Série D do Brasileirão

Pela segunda vez em sua história, o Sousa Esporte Clube, do interior da Paraíba, disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.
Em 2012, quando estreou na competição, o Dinossauro do Sertão fez boa campanha na fase de grupos, se classificando em segundo lugar, atrás do CSA-AL, no Grupo A4, que também contava com o Vitória da Conquista-BA e Itabaiana-SE. Caiu nas oitavas de final após ser derrotado duas vezes pelo Baraúnas-RN.

Em outras três oportunidades, o time de Sousa, cidade que dá nome ao clube, participou de divisões nacionais: 94, 95 e 2003, na Série C.

Para chegar à Série D de 2016, o Sousa terminou com a terceira melhor campanha geral do Campeonato Paraibano, somando 20 pontos, ficando atrás apenas de Botafogo-PB e Campinense, e foi eliminado nas semifinais pelo o Belo.

A curiosidade sobre a classificação do Dino é que o time acabou sendo eliminado em um mata-mata disputado por seis times. Após vencer o Bota-PB em casa, o esmeraldino foi goleado por 5 a 0 no Almeidão, mas se classificou por ter a melhor pontuação geral entre os desclassificados, assim “ressuscitando” para fechar os quatro times que iriam às semifinais.

Mesmo fora das finais, o elenco ficou de sobreaviso devido à possibilidade de chegar à quarta divisão, e alguns jogadores que disputaram o estadual pelo clube retornaram para a Série D. O treinador Tazinho veio do CSP, juntamente com quatro jogadores e algumas contratações pontuais, somando-se a alguns atletas da base.