Cícero Lucena se reúne com representantes da enfermagem e garante apoio na busca por fontes de recursos para pagamento do piso salarial  da categoria

Cícero Lucena se reúne com representantes da enfermagem e garante apoio na busca por fontes de recursos para pagamento do piso salarial da categoria

Por Elison Silva - em 5 dias atrás 108

Assim como fez o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nessa terça-feira (20), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), recebeu representantes da enfermagem do serviço de saúde da Capital paraibana e garante apoio na busca por fontes de recursos para pagamento do piso salarial da categoria

“Vamos nos unir ao movimento na luta pelas fontes de recursos que garantam o pagamento do piso salarial”. Este foi o compromisso firmado pelo prefeito Cícero Lucena. Ele negou qualquer tipo de sanção aos profissionais do Município que participaram de atos de protesto contra a suspensão do pagamento. A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“O diálogo está estabelecido e vai ser permanente. Nos posicionamos de forma muito clara de que, quanto ao piso salarial, é justa a luta da categoria. Temos que buscar pagar esse valor e, como gestores públicos, vamos nos unir ao movimento pra buscar as fontes de recursos para isso”, explicou o prefeito, afirmando que a discussão será levada à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), organização da qual ele é secretário nacional, e à Confederação Nacional dos Prefeitos, que podem contribuir para encontrar um caminho que garanta salário justo para os profissionais de enfermagem e outras categorias.

Cícero Lucena, ao lamentar a tentativa de uso político das manifestações, destacou que o encontro mostra a força do diálogo e a compreensão de que o interesse da gestão e das categorias é comum: fazer com que a saúde pública cumpra o papel de cuidar daqueles que a buscam. “Isso se faz com a participação de todos e estamos caminhando para conseguir. Além de melhorar as condições de trabalho, é necessário que a categoria seja uma aliada na prestação de um serviço de qualidade e humanizado”, afirmou.

Também foi deixado claro que nenhum dos profissionais de enfermagem do Município que faltaram ao trabalho nesta quarta-feira para participar das movimentações da categoria em favor do piso será penalizado. O prefeito explicou, inclusive, que o Município só deu entrada com a medida judicial pelo fato do Ministério Público entender que é obrigação dos gestores garantir o atendimento integral.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (Sindep), Milca Rêgo, avaliou o encontro como positivo. “Agradecemos o prefeito e os secretários por terem nos chamado para nos ouvir como entidade sindical em defesa do nosso piso. Nossa luta não é contra nenhum Município, Estado ou hospital, mas sim em busca de uma fonte de recursos para que possam pagar o piso. Convergimos aqui para que essa luta continue também com a ajuda e a voz do prefeito”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem na Paraíba (Satenf), Adriano Lourenço, destacou que a conversa foi cordial e proveitosa. “Em toda negociação, a primeira coisa que deve existir é o diálogo e o respeito e isso existiu hoje aqui. O prefeito foi solícito e entendeu que a intenção não é desassistir ninguém. Ficamos sentidos com a decisão do desembargador, no entanto, saímos com a garantia de que os servidores da Prefeitura de João Pessoa, que estão no movimento, não serão penalizados”, declarou.

O encontro ainda contou com a participação do secretário municipal da Saúde (SMS), Luís Ferreira; da secretária executiva, Janine Lucena; de representantes da assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Saúde; e do secretário da Comunicação (Secom), Marcos Vinícius; e do secretário executivo, Janildo Silva.

Foto: Sérgio Lucena/Secom JP