
Cabruêra na República Tcheca: Banda paraibana participa de um dos maiores festivais de música do leste europeu e grava documentário durante a turnê
Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 1260
Dividindo uma programação com nomes como as bandas “The Cure”, “Florence + The Machine” e o cantor “Rag’N’Bone Man”, a Cabruêra embarcou para mais uma turnê internacional integrando a programação do Festival Colours of Ostrava, ao norte da República Tcheca, este que é considerado um dos maiores festivais de música do leste europeu. Com uma performance vigorosa, onde a sinergia e catarse entre banda e público deram o tom da apresentação, a banda mostrou, em uma hora de show, uma parte do repertório construído pela Cabruêra em duas décadas de estrada.A oportunidade surgiu depois de uma apresentação em 2018 no festival Música Mundo em Belo Horizonte onde a Cabruêra fez o show oficial de abertura do evento e foi vista pelos realizadores do Colours que ficaram encantados com a performance dos paraibanos e fizeram o convite pra banda participar do festival. Além do show no Colours of Ostrava realizado na quinta (18) a banda também se apresenta na sexta (19) em Praga na casa de shows Lod Tajemstri que fica localizada no centro da capital tcheca.
Colors of Ostrava, ou simplesmente Colors, é um festival multi-gênero e o maior festival internacional de música da República Tcheca. Considerado um dos maiores eventos musicais do leste europeu e o maior festival de música do país, o Colours é realizado desde 2002 em Ostrava, a terceira maior cidade do país. Conta com 20 palcos e 130 atrações de inúmeros países, um teatro, um palco de workshop, um palco infantil, um cinema e um grande fórum de discussões ao vivo e cerca de 350 atividades em quatro dias. Ele apresenta artistas de todos os principais gêneros musicais populares, bem como música de vanguarda e world music.
O festival internacional e multigênero de música acontece na área mineira de Vítkovice, no conjunto industrial de antigas minas, usinas metalúrgicas e ferrarias e é dotado duma atmosfera inconfundível. O Colours of Ostrava possui dois títulos de melhor festival musical na Europa e também foi premiado como o melhor evento do ano no inquérito ALMA (Akropolis Live Music Awards).
Com 20 anos de estrada, a Cabruêra é formada por Arthur Pessoa (voz, violão e percussão), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo), Leo Marinho (guitarras) e conta com as participações especiais de João Henrique (trompete) e Clevaldo Rodrigues (trombone). A banda já participou de grandes festivais de música na Europa, África e EUA, com destaque para o Roskilde Festival na Dinamarca, Montreux Jazz Festival na Suíça, MIDEM na França, WOMAD na Inglaterra, Moshito na África do Sul, Circulart na Colômbia e Summerstage no Central Park em Nova Iorque.

