Branco Mendes chama atenção para os casos de feminicídios na Paraíba em 2025; 26 mulheres foram mortas por questão de gênero

Por Edmilson Pereira - Em 2 dias atrás 172

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (09), para chamar atenção para o crescimento alarmante da violência contra a mulher no estado e no país. Em discurso firme, o parlamentar classificou o momento como “uma onda nunca vista na história do Brasil”, marcada por episódios diários de feminicídio, agressões e ataques brutais que têm destruído famílias inteiras.

Branco Mendes destacou que praticamente não há um dia em que a imprensa não registre novos casos graves envolvendo mulheres.

“Você não pode mais ligar a televisão ou abrir um jornal sem se deparar com uma notícia de violência contra a mulher. É algo que estarrece a todos nós”, afirmou.

O deputado lamentou que mulheres “símbolo do amor e do que há de melhor na vida”, estejam sendo tratadas com desprezo por agressores que, segundo ele, representam uma ameaça crescente à sociedade.

Branco Mendes se reportou ainda  sobre dados atualizados do Mapa Nacional da Violência de Gênero , no Brasil, apontando que no primeiro semestre de 2025 foram registrados 718 feminicídios no país. O levantamento, elaborado pelo Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado, também aponta registros de 33.999 estupros contra mulheres de janeiro a junho, uma média de 187 por dia.

  • Na  Paraíba, os casos são preocupante, denunciou Branco Mendes. O Estado registrou 26 casos de feminicídio entre janeiro e outubro de 2025, o que iguala o número total de casos ocorridos durante todo o ano de 2024. Os dados mais recentes indicam uma média de cerca de dois a três crimes por mês no estado. 
Estatísticas detalhadas de 2025:
  • Janeiro a Outubro: 26 casos.
  • Janeiro a Setembro: 24 casos.
  • Janeiro a Julho: 20 casos.
  • Janeiro a Abril: 14 casos. 
O número de feminicídios no primeiro semestre de 2025 foi considerado o segundo pior dos últimos dez anos na Paraíba. Mais de 15 cidades paraibanas registraram casos da crime em 2025.