por Edmilson Pereira - 5 meses atrás
Lei da Reciprocidade: Lula diz que quer negociar com Trump, mas promete dar o troco taxando em 50% os produtos exportados pelos EUA
Em entrevista exclusiva à jornalista Christina Lemos, do Jornal da RECORD, nesta quinta-feira (10), o presidente Lula criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e classificou a atitude como desrespeitosa.
Lula disse: “Nós vamos tentar negociar, mas se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele”.
Lula afirmou ainda que o presidente dos Estados Unidos não pode pensar que ele foi eleito para ser xerife do mundo. “Ele pode fazer o que quiser nos Estados Unidos. Aqui no Brasil que manda somos nós”.
“O comercio entre Brasil representa apenas 1.7 do PIB e que não é nenhuma situação que o Brasil não possa sobreviver sem vender aos Estados Unidos. Se os Estados Unidos não querem comprar, nós vamos procurar quem quer comprar”.
Lula informou que foi convidado para participar em outubro do encontro Daver e revelou que na Ásia tem 10 países, muito importantes, querem comprar produtos do Brasil.
Foto: Montagem/Divulgação/Web