Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 2 anos atrás

Eleições 2022: O dado que preocupa o PT na pesquisa Quaest em Minas Gerais

De todos os dados divulgados na mais recente pesquisa Genial/Quaest sobre a intenção de voto dos mineiros, o que mais preocupa a campanha de Lula (PT) neste momento são os relativos à avaliação do governo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (12), o percentual dos entrevistados em Minas que consideraram a gestão de Bolsonaro negativa caiu de 46% em julho para 39% neste mês. Em sentido inverso, subiu de 29% para 34% o percentual dos mineiros que avaliam o governo como positivo. Outros 25% acham o governo regular.

Ou seja, Bolsonaro dá sinais de que pode estar diminuindo sua rejeição entre os eleitores de Minas Gerais, estado considerado estratégico no mapa eleitoral brasileiro, como mostrou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto.

Ainda de acordo com a pesquisa, a avaliação do governo Bolsonaro melhorou muito entre os eleitores que se declaram evangélicos: o percentual de positivo foi de 39% para 47% nesse segmento. Como mostrou a coluna, a estratégia do presidente neste momento é, com a ajuda da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, maximizar o voto religioso.

A preocupação do PT decorre do fato de que as mais recentes pesquisas ainda não captaram os efeitos no eleitorado do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600, que começou a ser transferido para os brasileiros cadastrados nesta semana. Se o cenário apontado pela Quaest em Minas se tonar uma tendência nacional, o presidente poderá começar a reverter os seus altos índices de rejeição e se tornar um candidato mais competitivo na campanha entendida como a batalha das rejeições.

Fonte: Alberto Bombig – colunista de Uol

    No tags created.