Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 4 meses atrás

Congresso pressiona o Planalto e quer R$ 8 bilhões de emendas PIX em 2024

Deputados e senadores indicaram um total de R$ 8,1 das chamadas emendas PIX no Orçamento de 2024. O montante será destinado destinado diretamente para estados e municípios no ano de eleições municipais.

Com isso, prefeitos poderão aplicar os recursos federais de acordo com os interesses regionais. Pela regras,  70% do dinheiro deve ser direcionado para investimentos concretos, como obras e compra de equipamentos públicos e não deve ser usado para custeio da folha de pagamento.

Levantamento do Estadão mostrou que, 467 deputados e 70 senadores, ou seja, 90% do Congresso, optaram pela emenda Pix para mandar recursos da União a seus redutos eleitorais. Tanto o número de parlamentares que aderiram quanto o valor são recordes desde que o repasse começou a ser usado, em 2020.

De acordo com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), a prefeitura ou o governo estadual que receber os recursos deverão comunicar aos órgãos de controle o valor e o que pretende fazer com o dinheiro, além de comprovar até o fim do ano se gastou naquilo mesmo. Se não fizer, não poderá receber novos repasses, mas também o prefeito ou o governador ficará livre de responsabilização.

“Não basta o envio dos recursos ao cofre do ente beneficiado, é preciso garantir a aplicação desses recursos no interesse da população”, argumentou Forte.

Foto: Reprodução

    No tags created.