Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 1 ano atrás

Cabo Gilberto doa 1º salário de deputado federal ao Hospital do câncer Napoleão Laureano

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) anunciou nesta quinta-feira, que assim como já fez como deputado estadual , em 2019,  o primeiro salário como parlamentar federal será doado integralmente ao Hospital do Câncer Napoleão Laureano de João Pessoa.

 Sem os descontos de Imposto de Renda e Previdenciário, o salário bruto de um parlamentar federal, a partir de janeiro de 2023 é de R$ 39.293,32.

História

No dia 17 de março de 1951, na sede do jornal “Diário Carioca”, no Rio de Janeiro, realizou-se uma Mesa Redonda solicitada pelo Dr. Napoleão Rodrigues Laureano, que se esforçava para expressar o desejo de que fosse feita uma grande campanha, em âmbito nacional, de luta contra o câncer no Brasil

Naquela ocasião, estavam presentes os jornalista Danton Jobim e Pompeu de Souza, Dr. Simões Filho, Ministro da Educação e da Saúde, o Senador Ruy Carneiro, os médicos Mário Kroeff, Diretor do Serviço Nacional de Câncer, Alberto Coutinho, Jorge de Marsillac, Osolando Machado, Antonio Pinto Vieira, Adayr Eiras de Araújo, Sérgio de Azevedo, Turíbio Braz e Fernando Gentil, entre outras pessoas.

Nessa mesa redonda realizada no Jornal Diário Carioca, Napoleão Laureano assim se expressou:

”Ilustres Senhores, ninguém poderá duvidar das minhas intenções, pois condenado como estou pela medicina, nada pretendo para mim. Profissionalmente me faltarão as forças necessárias para qualquer iniciativa. Assim, não peço para mim, mas para meus patrícios, para milhares de brasileiros que, pelo interior, são vítimas do mesmo mal que me acometeu. Sinto forças morais para pedir, porque conheço a sensação de ser presa dessa moléstia terrível, pedir ao povo e ao Governo que me auxiliem a morrer tranqüilo, com o conforto de haver feito algo, ao menos pela Paraíba, neste setor que abracei como especialidade, a luta contra o câncer. Quero, portanto, ver fundado pelo menos um centro de combate ao câncer, em João Pessoa, na Paraíba, ainda antes de morrer, se a sorte me permitir”.

    No tags created.