Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 6 anos atrás

AUMENTO: Combustível de avião sobe e deve afetar as passagens

Assim como ocorre com o diesel para os caminhões, a valorização do dólar e a alta nas cotações internacionais do petróleo pressionam a cotação do querosene de aviação e devem afetar o preço das passagens aéreas. O combustível superou os R$ 3,30 por litro no fim de agosto, diz a Associação Brasileira das Empresas Aéreas. É o maior valor pago desde 2002, primeiro ano da liberdade tarifária no Brasil.
Em 2017, as companhias gastaram R$ 1,3 bilhão a mais com combustível. Mantida a tendência atual, o desembolso continuará em alta.
Associações do setor tentam sensibilizar a Agência Nacional do Petróleo sobre distorções que veem na fórmula de preços da Petrobras. Elas defendem mudanças na precificação para equiparar o valor do querosene brasileiro ao de refinarias de países como EUA e México.
O argumento é o de que a política em vigor, que inclui custo com impostos, dutos e frete, entre outros, causa aumento de 31% em relação aos preços do golfo americano. A Petrobras diz que o valor reflete as variações do mercado internacional e a taxa de Câmbio

    No tags created.