Edmilson Pereira

por Edmilson Pereira - 2 meses atrás

A água é uma bebida muito saudável, mas pesquisadores de Harvard descobriram outra igualmente boa: o CAFÉ

O universo está repleto de bebidas de todos os tipos, e embora não seja a bebida que mais hidrata, a ÁGUA ainda é a rainha suprema. Ou, pelo menos, a mais saudável e essencial para a vida. Mas os humanos não vivem apenas de água, é claro. Então é comum procurarmos outras opções para substituir a água em várias ocasiões, mas existe algo tão saudável quanto ela?

Em Harvard eles pensam que sim, existe. O The Nutrition Source é um site do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard dedicado a fornecer informações de qualidade sobre alimentação e nutrição. Nele podemos encontrar duas alternativas tão saudáveis ​​quanto a água – e a verdade pode surpreender: o café e o chá.

É o Café?

Exatamente: café. A ciência contemporânea deixou claro que a ideia de que o consumo de café (com cafeína) aumenta o risco de doenças cardiovasculares ou de câncer é um mito, segundo Harvard. Os pesquisadores ainda acrescentam que “consumir de 3 a 5 xícaras padrão de café por dia tem sido consistentemente associado a um risco reduzido de várias doenças crônicas”.

Além disso, o café traz outros benefícios. Não só clareia a mente, como também elimina o sono ao bloquear a ação da adenosina. É um neuromodulador que tem efeitos sedativos e inibitórios nos sistemas vascular e nervoso central e “ativa a dopamina e atua no giro cingulado anterior”. Melhora a memória executiva, atenção e concentração. Ajuda-nos no planejamento e monitorização de tarefas e, se não bastasse, acelera os tempos de reação.

Sim, café pode ser saudável – mas em contextos e com moderação (Imagem: Natham Dumlao/Unsplash) Não é para todo mundo. É claro que café não é uma opção para todos. “Alguns indivíduos podem não tolerar bem a cafeína devido a sintomas de nervosismo, ansiedade ou insônia”, dizem os estudos de Harvard. Também não é recomendado para “aqueles que têm dificuldade em controlar a pressão arterial”. Mas, no geral, é uma opção surpreendentemente saudável.

Um “rival” do café, que também tem uma imagem ruim, mas pode ser saudável é o CHÁ. Por exemplo, em 2016, a OMS declarou que beber chá poderia causar câncer. Porém, como o título da matéria diz, a afirmação era sobre bebidas extremamente quentes. Portanto, o problema era sobre a temperatura do chá – e não sobre o chá em si.

Há um grande número de estudos observacionais que associam o consumo de 2 a 3 xícaras de chá a um risco reduzido de “morte prematura, doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou diabetes tipo 2”.

A correlação pode não implicar a causalidade, mas ajuda-nos a ter uma ideia do impacto que chá tem.

Porém, o melhor dessas duas bebidas não são elas por si próprias, mas sim o que elas podem substituir. Claro que o café e o chá nunca serão tão saudáveis quanto a água, mas são opções bem menos nocivas do que energéticos, refrigerantes e bebidas com álcool, por exemplo. Isso, claro, sem exageros e com moderação.

Fonte: MSN

Foto:  IGN Brasil