Batalhão da Polícia Ambiental da Paraíba realiza Operação Voo Livre na feira do Oitizeiro em JP para coibir comércio ilegal de aves silvestres

Batalhão da Polícia Ambiental da Paraíba realiza Operação Voo Livre na feira do Oitizeiro em JP para coibir comércio ilegal de aves silvestres

Por Edmilson Pereira - Em 2 anos atrás 535

O Batalhão Ambiental da Paraíba realizou, na manhã deste domingo (19),  mais uma Operação Voo Livre, na feira do Oitizeiro, em João Pessoa(PB). O objetivo da operação foi coibir o comércio ilegal e a manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro na região.

Durante a operação, os policiais ambientais prenderam duas pessoas e apreenderam 53 (cinquenta e três) aves silvestres. Os dois acusados foram multados no valor total de 3 mil reais e conduzidos à Central de Flagrantes para lavratura dos procedimentos criminais pelo delegado, e as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS), onde serão submetidas aos devidos tratamentos antes de serem soltas em seu habitat natural.

A lei que trata do comércio ilegal de animais silvestres é a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. O seu artigo 29 proíbe a comercialização de espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização, licença ou permissão das autoridades competentes. Além disso, a mesma lei também prevê penas para aqueles que praticam a conduta, que pode variar de detenção de seis meses a um ano e multa, até reclusão de um a cinco anos e multa, dependendo da gravidade da infração. As penas podem ser aumentadas caso o crime seja praticado com fins comerciais ou para obtenção de lucro.

A Operação Voo Livre faz parte de uma série de iniciativas do Batalhão Ambiental para combater o tráfico de animais silvestres e proteger a fauna da região.

Fonte: Seção de Comunicação e Marketing Institucional do BPAmb

Foto: Divulgação