Assembleia Legislativa aprova projeto de Camila Toscano moderniza lei sobre mudanças climáticas na Paraíba

Assembleia Legislativa aprova projeto de Camila Toscano moderniza lei sobre mudanças climáticas na Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 1 mês atrás 308

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei 925/2023, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que altera dispositivos da Lei 9.336/2011, responsável por instituir a Política Estadual de Mudanças Climáticas. A proposta tem como objetivo atualizar e ampliar as diretrizes da legislação, incorporando princípios de sustentabilidade e fazer integração entre saberes tradicionais e científicos nas ações voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento urbano e rural.

Com as alterações, a lei passa a incentivar a utilização de sistemas sustentáveis nas edificações, desde a fase de construção, com o uso de energia solar, captação, armazenagem e reuso de águas da chuva, além da reutilização de águas cinzas. O texto também propõe o planejamento de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais e conhecimentos modernos das engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ambientais e sociais, sob a ótica da ecologia.

Outro ponto de destaque é a previsão de elaboração e manutenção de ecossistemas produtivos que garantam diversidade, resiliência e estabilidade dos ambientes naturais, promovendo energia, moradia e alimentação de forma harmoniosa com o meio ambiente, inclusive em áreas urbanas que preservem biomas locais, como manguezais e remanescentes de Mata Atlântica.

Segundo a deputada Camila Toscano, a atualização da lei representa um avanço importante na adequação das políticas ambientais à realidade paraibana. “Essa proposta moderniza os conceitos aplicáveis à nossa realidade e aos biomas característicos do nosso Estado. Os princípios da permacultura, previstos na matéria, podem ser entendidos como um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis, que integra design e ecologia. É a síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável tanto em áreas urbanas quanto rurais, utilizando os sistemas naturais como modelo e trabalhando de forma harmônica com a natureza”, explicou a parlamentar.

Camila ressaltou ainda que a iniciativa busca estimular a conscientização da população sobre soluções sustentáveis diante dos inúmeros desafios ambientais enfrentados local, regional e globalmente. “Precisamos fortalecer a cultura da sustentabilidade e mostrar que é possível crescer de maneira equilibrada, garantindo qualidade de vida hoje e para as futuras gerações”, completou.

Foto: Divulgação/Assessoria