Assembleia Legislativa aprova inclusão de ensino ético da Inteligência Artificial nas escolas da Paraíba

Assembleia Legislativa aprova inclusão de ensino ético da Inteligência Artificial nas escolas da Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 3 dias atrás 424

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão desta terça-feira (15), por unanimidade, o Projeto de Lei 2.586/2024, que institui a aprendizagem do uso ético da Inteligência Artificial (IA) nas escolas da rede pública de ensino estadual da Paraíba. A proposta apresentada pelo presidente Adriano Galdino (Republicanos), defende que a tecnologia esteja inclusa no programa pedagógico como atividade extracurricular de formação.

O presidente Adriano Galdino especifica que o ensino do uso ético da IA deve abrange aspectos desde a compreensão básica a respeito da tecnologia e suas aplicações até os princípios éticos e de responsabilidade no desenvolvimento e uso.

Para Adriano Galdino é fundamental que os estudantes paraibanos estejam cientes sobre o combate ao plágio e divulgação de desinformações através da IA, além de seus impactos sociais, econômicos e ambientais e, principalmente, no que diz respeito às questões relacionadas à privacidade, segurança e direitos humanos. “Os alunos não apenas serão incentivados a utilizar a tecnologia de maneira ética, mas também a compreender suas implicações. Isso não se limita a um mero consumo de tecnologia, mas a um entendimento crítico que lhes permitirá tomar decisões informadas e responsáveis em um mundo cada vez mais digitalizado”, justificou o presidente.