Prefeitura de João Pessoa reúne setor produtivo da Orla para combater lançamento irregular de esgotos

Prefeitura de João Pessoa reúne setor produtivo da Orla para combater lançamento irregular de esgotos

Por Elison Silva - Em 10 horas atrás 161

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) coordenou, nesta terça-feira (13), uma reunião com representantes de bares, restaurantes, hotéis e quiosques, localizados nas praias de Cabo Branco e Tambaú, para discutir a necessidade de adequação às normas ambientais e definir estratégias para zerar as emissões desordenadas de esgoto nas galerias pluviais.

O encontro integrou uma ação conjunta da Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com apoio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o conjunto de ações tem como principal objetivo reduzir a poluição e o acúmulo de resíduos na Orla. “Estamos trabalhando todos os dias para contribuir com uma praia mais limpa, organizada e ambientalmente sustentável, além de diminuir reclamações relacionadas a odores, sujeira e impactos negativos ao meio ambiente e ao turismo”, ressaltou.

Medidas pactuadas – Durante a reunião foram pactuadas uma série de medidas voltadas à mitigação da poluição nas praias e à melhoria das condições ambientais da Orla. Entre os encaminhamentos definidos, a Emlur realizará uma avaliação da geração de resíduos dos estabelecimentos, com o objetivo de adequar e otimizar o serviço de coleta de lixo. Também ficou acordado que bares, restaurantes e quiosques deverão contratar caminhões limpa-fossa para realizar a limpeza preventiva e a desobstrução periódica das caixas de gordura, evitando o lançamento de resíduos oleosos na rede coletora e nas galerias pluviais.

Outra medida importante diz respeito à gestão de resíduos. Os quiosques de Cabo Branco e Tambaú irão apresentar Planos de Gerenciamento de Resíduos, prevendo a destinação ambientalmente adequada e reciclável, especialmente dos resíduos de coco e óleo de cozinha, que passarão a ser recolhidos por meio de coleta especial, deixando de ser descartados nos contentores e lixeiras da orla.

As secretarias envolvidas reforçaram que as ações terão caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, com acompanhamento contínuo, visando garantir o cumprimento da legislação ambiental e a preservação das praias de João Pessoa.

Foto: Secom-JP