
Desconhecimento sobre a neurodivergência: Quais são os desafios da ciência para desvendar o autismo?
Por Edmilson Pereira - Em 3 semanas atrás 599
Os desafios da ciência para desvendar o autismo, cujas principais características diagnosticadas são: Dificuldades na interação social; Dificuldades na comunicação; Padrões de comportamento repetitivos; e Sensibilidade sensorial.
Apesar de décadas de pesquisa, o transtorno do espectro autista continua sendo um dos maiores enigmas da medicina mundial.
Em pouquíssimos casos um exame específico é capaz de apontar com precisão sua origem, e a ciência ainda não chegou a um consenso sobre o que realmente desencadeia o transtorno.
Essa lacuna no conhecimento abre espaço para dúvidas, teorias equivocadas e até falsas promessas de cura — terreno fértil para a desinformação florescer nas redes sociais e confundir famílias em busca de respostas.
Sintomas e grau de comprometimento variam amplamente entre os indivíduos com TEA
No Brasil, segundo os dados do Censo de 2022 levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País conta com aproximadamente 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo. No cenário global, a OMS estima que a prevalência do transtorno seja de um a cada 127 indivíduos.
Um estudo deste ano, conduzido pela Fundação Getulio Vargas em parceria com a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil), aponta que o volume de informações falsas sobre o TEA na internet cresceu mais de 15.000% entre 2019 e 2024 na América Latina e no Caribe, sendo que o Brasil lidera o número de publicações e comentários conspiratórios.
Foram identificadas pelo menos 150 falsas causas relacionadas ao autismo, dentre as quais estão alegações infundadas sobre o consumo de salgadinhos industrializados, a exposição à radiação 5G e a aplicação de doses de vacinas. Também foram descobertas 150 falsas “curas” para o transtorno, incentivando, por exemplo, terapias com eletrochoque e ingestão de substâncias tóxicas, entre tantas outras.
Fonte: Estadão
Foto: Divulgação/Web