
Barragem que abastece Patos entra em colapso e Cagepa anuncia racionamento de água na cidade a partir do dia 17 de novembro
Por Edmilson Pereira - Em 4 semanas atrás 516
Com menos de 3% de sua capacidade total de armazenamento de água, que em tempo de sangria é de 25.738.500 metros cúbicos (m³), a Barragem da Farinha, principal reservatório de água da cidade de Patos entrou em situação de colapso hídrico, segundo informou nesta quarta-feira (05) a Agência Executiva da Gestão das Águas (AESA). Dada a essa situação, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que a partir de 17 deste mês de novembro diversos bairros da cidade de Patos devem enfrentar um rodízio no abastecimento de água.
A previsão que todos os bairros da cidade fiquem sem água dois dias por semana. No entanto, o cronograma completo ainda não foi divulgado pela Companhia. No momento, os açudes de Coremas, Capoeira e Jatobá estão garantido o abastecimento mínimo.
Apesar dos esforços com o racionamento, a medida pode até não ser completamente eficaz, uma vez que a evaporação causada pelas altas temperatura no município, incluindo as áreas dos mananciais, contribui para a diminuição do volume de água.
O gerente regional da Cagepa em Patos, Jônatas Raulino informou que a decisão foi tomada diante do colapso hídrico iminente da Barragem da Farinha, que atualmente está com apenas 2,81% da capacidade total — o equivalente a 722.480 metros cúbicos de água, segundo atualização da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
Foto: Divulgação/AESA