por Edmilson Pereira - 2 meses atrás
Urbanista pessoense Sérgio Chaves participa como palestrante do Encontro Nacional de Arborização Urbana em Porto Alegre

Sérgio Chaves
A cidade de Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul, celebrou os 40 anos do primeiro Encontro Nacional de Arborização Urbana (ENAU), com um evento comemorativo realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2025. A celebração marcou o papel histórico da capital gaúcha na discussão sobre o tema, já que a cidade sediou o encontro inaugural em 1985.
O encontro foi realizado no auditório do Centro de Monitoramento e Contingência Climática da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, teve como foco o debate sobre a criação de cidades mais verdes e sustentáveis.

O secretário nacional de Articulação Governamental da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e coordenador do Comitê Tree Cities of the World junto à ONU, Sérgio Chaves, foi palestrante do evento que debateu “O Plano Nacional de Arborização Urbana”, abordando os avanços, desafios e perspectivas para a consolidação de uma política nacional voltada à arborização das cidades brasileiras.
“Temos certeza de que continuaremos reconhecendo e certificando Porto Alegre, porque é um município que investe no manejo arbóreo, nas áreas verdes e, sobretudo, no cuidado com as pessoas”, afirmou Chaves.
Urbanista é um profissional especializado no planejamento e desenvolvimento de espaços urbanos, com o objetivo de tornar as cidades mais funcionais, sustentáveis, inclusivas e com melhor qualidade de vida. Ele atua em diversas escalas, do planejamento de cidades e regiões metropolitanas ao design de espaços públicos e à gestão de políticas urbanas. A formação mais comum para se tornar um urbanista no Brasil é o curso de Arquitetura e Urbanismo.