Prefeitura de João Pessoa prorroga para 15 de outubro prazo recadastramento de sepulturas, túmulos e ossuários nos cemitérios públicos da Capital

Prefeitura de João Pessoa prorroga para 15 de outubro prazo recadastramento de sepulturas, túmulos e ossuários nos cemitérios públicos da Capital

Por Edmilson Pereira - Em 3 meses atrás 880

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa prorrogou para até o dia 15 de outubro o prazo para a regularização e atualização cadastral de todas as sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus existentes nos cemitérios municipais: Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Nossa Senhora da Penha, Cristo Redentor e São José.

De acordo com o edital de convocação (https://x.gd/1l2V1), o prazo para o recadastramento que seria até o dia 8 de setembro, agora será até 15 de outubro. Até o momento, mais de 2.500 pessoas realizaram o procedimento.

Para fazer esta regularização e atualização cadastral, todas as pessoas responsáveis por sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus dos cemitérios públicos municipais, ou que tenham parentes sepultados nesses locais, devem comparecer na Divisão de Cemitérios (Dicem), localizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, 1.112, no José Américo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Documentos – Os documentos necessários para o recadastramento são os seguintes:

a) Documentos do proprietário da sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário, se estiver vivo: RG, CPF, comprovante de residência, termo de concessão perpétua ou recibos de aquisição do terreno em determinado cemitério público. Caso o concessionário esteja vivo, mas impossibilitado de comparecer ao local do recadastramento, seu representante deve apresentar também uma procuração pública ou curatela.

b) Certidão de óbito do proprietário da sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário; termo de concessão perpétua e os documentos pessoais e originais do requerente (RG, CPF e comprovante de residência) – que deve ser parente de 1° grau do titular falecido e comprovar o parentesco documentalmente.

Vale salientar que são distribuídas na Cecaf, diariamente, 400 fichas para o atendimento ao público, levando em consideração grupos prioritários. No momento da regularização e atualização cadastral também é necessário o pagamento de duas taxas, relacionadas aos serviços de manutenção e vigilância, para fins de regularização das concessões. Estas tarifas são regulamentadas pela Lei 14.262/2021, e o valor total é de R$ 91,78.

Para fazer a regularização e atualização cadastral, a pessoa interessada deverá saber e informar onde está localizada a sepultura, túmulo, jazigo ou ossuário. O lote e a quadra, por exemplo. Caso não saiba, deve ir ao respectivo cemitério para obter essa informação. Em seguida, poderá fazer o recadastramento. Inclusive, ninguém precisa chegar de madrugada na Cecaf. Basta chegar às 8h, pois há fichas suficientes para atender a todos.

Foto- Divulgação/Secom-JP