
Presidente Lula assina decreto de implementação da TV 3.0 no Brasil, considerada “a televisão do futuro”
Por Edmilson Pereira - Em 3 meses atrás 1266
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto de *implementação da TV 3.0*, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. O evento contou com a presença e o apoio de representantes das principais emissoras de televisão aberta do país.
O Brasil será o primeiro país das Américas a implantar a nova tecnologia da TV 3.0.
A expectativa do governo federal é de que a TV 3.0 entre no ar em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo.
Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet, possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.
Os novos aparelhos da TV 3.0 deverão vir de fábrica com a primeira tela apresentando um catálogo de canais de televisão abertos, o que não vem ocorrendo na interface atual das SmartTVs.
Padrão técnico
No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil