Bolsonaro recebe resultados negativos após fazer novos exames realizados neste sábado

Bolsonaro recebe resultados negativos após fazer novos exames realizados neste sábado

Por Edmilson Pereira - Em 4 meses atrás 1957

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a prisão domiciliar na manhã desse sábado (16), para realizar uma nova bateria de exames. A saída foi liberada pelo Ministro do STF Alexandre de Moraes, que exigiu um atestado médico comprovando a realização dos exames. Agora, o Hospital DF Star, em Brasília, divulgou que o quadro de saúde do ex-presidente da República não é nada positivo.

Bolsonaro está com um quadro de infecções pulmonares, gastrite e esofagite. O boletim informa que os exames evidenciam “imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”, condição em que alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas.

Os fatores de risco incluem cirurgia, atenção debilitada devido a medicamentos ou doenças e consumo de grandes quantidades de álcool. A aspiração pulmonar pode causar pneumonia ou morte por asfixia.
Os sintomas incluem tosse, dificuldade respiratória e, em alguns casos, asfixia. Os tratamentos incluem verificar se a via aérea está desobstruída, observação rigorosa e, em caso de infecção, antibióticos.

O relatório segue explicando que a crise na saúde de Bolsonaro se estende para o sistema gastrointestinal: “A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo”.

Explicação médica

A recomendação médica é que o ex-presidente siga com o tratamento de hipertensão arterial e para o quadro de refluxo, tomando medidas preventivas contra a broncoaspiração. “O tratamento agora é exclusivamente medicamentoso, não precisa de nada de cirurgia”, disse o médico cardiologista Leandro Echenique.

O médico chefe da equipe, responsável pelas recentes cirurgias de Bolsonaro, informou: “Aparentemente está tudo em ordem, o trânsito intestinal está preservado, as hérnias estão resolvidas, mas ele persiste com esse quadro de esofagite e algum grau de refluxo. Esse refluxo, provavelmente, como causa dessas pneumonias de repetição que ele tem tido”.

Ele seguiu dizendo que o enclausuramento em casa impede a melhora clínica, mas deu a entender que é possível intensificar o tratamento mesmo em casa: “O fato de ele estar em casa agora prejudica um pouco a atividade física, então a gente está sugerindo a ele que intensifique um pouco os exercícios, musculação”.

E completou: “A previsão é de que nós sigamos acompanhando o quadro clínico. Não estão previstas novas intervenções, mas eventualmente outros exames podem ser necessários nas semanas subsequentes.”

Fonte: Portal Terra

Foto: Divulgação/Web