por Edmilson Pereira - 4 meses atrás
Prefeitura de João Pessoa decreta ponto facultativo nas repartições públicas da Capital na segunda-feira véspera do feriado de 440 anos da cidade
Segunda-feira (04/08) será ponto facultativo nas repartições públicas da prefeitura municipal de João Pessoa. A confirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (31), Ariosvaldo de Andrade Alves.
Na terça-feira (05) é feriado municipal em comemoração a data de fundação de 440 anos da Capital da Paraíba, data que será marcada com o encerramento da programação alusiva ao aniversário da cidade, com a realização do show com Roberto Carlos, nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco.
A história de João Pessoa, remonta a 1585, quando foi fundada com o nome de Nossa Senhora das Neves . Ao longo dos anos, a cidade passou por diferentes denominações, incluindo Felipéia e Frederícia, durante períodos de ocupação estrangeira. Em 1930, em homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, a cidade recebeu seu nome atual.
- Nossa Senhora das Neves:A cidade foi fundada em 5 de agosto de 1585, como um distrito sob a proteção de Nossa Senhora das Neves.
- Felipéia:Durante a ocupação espanhola, a cidade foi renomeada para Felipéia em homenagem ao rei da Espanha.
- Frederícia:Com a chegada dos holandeses, a cidade recebeu o nome de Frederícia.
- Paraíba:Após a retomada pelos portugueses, a cidade passou a ser chamada de Paraíba.
- João Pessoa:Em 1930, a cidade foi renomeada para João Pessoa, em memória ao então presidente da Paraíba, que foi assassinado no Recife.
- João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil.
- O centro histórico da cidade preserva casarões e edifícios coloniais, testemunhas de sua rica história.
- A cidade é conhecida por sua beleza natural, com praias como Cabo Branco e Tambaú, e pelo Farol do Cabo Branco, marco histórico e turístico.
- João Pessoa também é reconhecida como a “Cidade do Sol”, pois o sol nasce mais cedo do que em qualquer outro lugar das Américas.
Foto: Divulgação/Web