Botafogo vence o Fluminense no Maracanã e segue líder do Brasileirão; Palmeiras e Grêmio perdem seus jogos

Botafogo vence o Fluminense no Maracanã e segue líder do Brasileirão; Palmeiras e Grêmio perdem seus jogos

Por Edmilson Pereira - em 6 meses atrás 1138

O Botafogo voltou a vencer na Série A do Campeonato Braileiro. Neste domingo (8), a equipe bateu o Fluminense, no Maracanã, por 2 a 0, encerrando um jejum de quatro jogos e respirando na ponta da competição. Em um primeiro tempo avassalador, Júnior Santos e Tiquinho Soares garantiram o triunfo para o Glorioso. Líder do campeonato, o Botafogo terminou o ano com 100% de aproveitamento contra o rival do “Clássico Vovô”.

Este foi o primeiro jogo do Alvinegro com a dupla Lúcio Flávio e Joel Carli no comando. Sem Bruno Lage, o Botafogo já mostrou sinais de reação novamente e segue sua escalada rumo ao título brasileiro. Ao Tricolor, a quebra de uma invencibilidade de 26 jogos como mandante.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 55 pontos e encerrou a sequência de quatro jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. O Glorioso depende só das próprias forças para voltar a ser campeão nacional depois de 28 anos.

O Fluminense, focado na final da Copa Libertadores, só pensa em pegar uma vaga no G6 para garantir vaga na competição do ano que vem, caso não vença a final. O Tricolor estaciona nos 41 pontos e segue na briga.

Líder de volta ao normal

Que primeiro tempo do Botafogo. Esse é o líder do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro não teve pena de encurralar o Fluminense, mesmo no Maracanã, casa tricolor e que pouco sabe o que é perder. Na verdade, só sabia para o próprio Glorioso em 2023 como mandante.

Em dois minutos, aos 19 e 21, o Botafogo avassalador abriu 2 a 0 de forma predominante. Isso já desperdiçado boas oportunidades. O primeiro gol foi de Junior Santos, aproveitando passe magistral de Tchê Tchê. Driblou Fábio e mandou para o gol.

Depois, Tiquinho Soares mostrou porque é o artilheiro do Brasileiro, agora com 15 gols. Após dominar errado, teve talento e qualidade para tocar de esquerda por cobertura. Um gol fantástico, de uma equipe que começou a relembrar porque é líder absoluto do torneio.

Fim de invencibilidade como mandante

O Fluminense perdeu a primeira como mandante no Brasileirão. Em 13 jogos até então, eram 10 vitórias e três empates no campeonato. A torcida tricolor apoiou o time após o apito final, cantando a música “Vamos ganhar a Libertadores”.

O desempenho em clássicos do Tricolor não tem sido positivo. O Fluminense não vence um clássico há sete jogos contra rivais do Rio de Janeiro na temporada. A última vitória foi contra o Flamengo, na final do Carioca.

Agenda e classificação

As duas equipes terão a pausa para a data Fifa nesta semana. O Botafogo volta a jogar no dia 18 de outubro, às 19h, contra o América-MG, pelo Brasileirão, em Belo Horizonte. O Fluminense enfrenta o Corinthians, no mesmo dia, às 21h30, contra o Corinthians, no Rio de Janeiro.

A rodada para o Botafogo teve bons resultados. Além da vitória no clássico, o Alvinegro também viu Palmeiras e Grêmio, rivais na liderança da competição, perderem seus respectivos clássicos contra Santos e Internacional. O Bragantino, vice-colocado, enfrenta o Athletico-PR ainda neste domingo. Com o resultado, o Botafogo tem 10 pontos de vantagem para a equipe paulista.

Redação com informação do GE e Itatiaia

Foto: Twiter X