Última pesquisa IBOPE coloca Cícero Lucena com 58% das intenções de voto em João Pessoa

Por - em 2 meses atrás 138

A última rodada de pesquisas do Ibope Inteligência para o segundo turno das eleições deste ano, em João Pessoa, mostra que o ex-senador Cícero Lucena (PP) conseguiu ampliar a vantagem sobre o comunicador Nilvan Ferreira (MDB) a um dia das eleições. A consulta contratada pela TV Cabo Branco mostra o progressista com 58% das intenções de voto, contra 42% do emedebista, considerando apenas os votos válidos.

A consulta divulgada neste sábado (28) mostra uma oscilação positiva de Cícero Lucena e uma oscilação negativa de Nilvan Ferreira nos últimos dias de campanha. No dia 24 deste mês, o progressista aparecia com 55% das intenções de voto, considerando os válidos válidos, e Nilvan, com 45%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 deste mês e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, 602 pessoas foram ouvidas e o nível de confiança é de 95%.

A simulação considerando os votos válidos é feita pelo Ibope para facilitar que os eleitores possam fazer a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Votos totais

O Ibope Inteligência também fez simulação levando em consideração os votos totais. Neste caso, são consideradas as menções aos candidatos e também aos votos brancos, nulos e indecisos. Neste caso, Cícero Lucena aparece com 47% das intenções de voto, contra 35% de Nilvan Ferreira. Os votos brancos e nulos somam 14% e 5% não souberam ou não quiseram responder.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. Ao todo, foram entrevistados 602 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela Televisão Cabo Branco LTDA./ TV Cabo Branco. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo No PB 00983/2020. A pesquisa foi feita de forma presencial, com os entrevistadoresutilizando os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados.

Fonte: Paraíba Notícia com Blog do Suetoni