TRANSPOSIÇÃO: Jeová comemora chegada das águas do São Francisco em Brejo Santo e Mauriti e diz que breve o sertão da PB viverá nova realidade

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 36

Presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba e um dos maiores defensores do projeto de Transposição do Rio São Francisco, em todos os três mandatos, o deputado estadual Jeová Campos (PSB) comemorou nesta terça-feira (14), a chegada das águas do Velho Chico ao Reservatório Atalho, na cidade de Brejo Santo, no sul do Ceará, divisa com o município de Mauriti.

Em vídeo que circula em redes sociais, é possível conferir a quantidade de água chegando às comportas cearenses que, quando estiverem cheias, serão abertas para a água seguir seu fluxo, através do túnel Cuncas I, para chegar a Boa Vista e Caiçara/Engenheiro, na Paraíba e também no Rio Grande do Norte. Essa região está inserida no roteiro do Eixo Norte do Projeto da Transposição.

“Essa foi à causa mais importante de meus mandatos, desde 1992 que defendo esse projeto. Foram muitas audiências públicas, visitas técnicas aos locais de obras em PE, na PB e no CE, viagens à Brasília e reuniões, desde o governo Lula, passando por Dilma, até os dias de hoje para que tudo isso se concretizasse. Ver a água chegando ao Eixo Norte mostra que essa luta histórica do povo nordestino, que abracei com muita alegria, hoje está virando realidade”, disse emocionado Jeová Campos,  que está de licença médica até novembro.

  • A chegada das águas em Mauriti, que se limita com a Paraíba, é motivo de muita comemoração. “Quando estiver concluído o canal Caiçara/Engenheiro Ávidos e quando for finalizada a perenização do Rio Piranhas, as águas do Velho Chico encherão de riqueza o sertão paraibano e eu estarei lá, se Deus quiser, para vivenciar esse momento histórico”, reiterou Jeová.

O parlamentar, batizado de o ‘Deputado das Águas’, faz questão de frisar que essa causa da Transposição foi a mais importante de todos os três mandatos. “O nosso mandato foi o que mais destacou na ALPB a importância da Transposição, durante todos esses anos, tanto para o Eixo Leste, que já mata a sede de Campina Grande, e o Eixo Norte que, brevemente, também matará a sede do povo do sertão paraibano. Essa é uma luta histórica que tenho muito orgulho de ter abraçado”, finalizou Jeová.

Fonte: Paraíba Notícia e Assessoria de Comunicação