TRANSPOSIÇÃO: Deputado Jeová pede ao DNOCS celeridade na recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos

Por Edmilson Pereira - em 10 meses atrás 156

A recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras, foi pauta de uma reunião que o deputado estadual Jeová Campos (PSB) teve nesta segunda-feira (10) com o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes Batista.

Jeová pediu celeridade na recuperação da barragem, justificando, trata-se de  uma demanda de todos os ribeirinhos e dos sertanejos em geral, tendo em vista que a obra que “barra” o Rio Piranhas – a mais importante bacia hidrográfica da região – precisa de intervenções para que o referido rio seja perenizado com a chegada das águas da Transposição do São Francisco.

Jeová explicou que a barragem de Engenheiro Ávidos receberá as águas da transposição através de um canal – Caiçara-Engenheiro Ávidos e que os órgãos responsáveis devem ter atenção especial a esta última porção construída no ano de 1932. “Está sendo feito um canal Caiçara-Engenheiro Ávidos e na parte de Engenheiro Ávidos é preciso fazer uma reforma na barragem, na antiga barragem que é de 1932. E a minha ida ao DNOCS foi justamente para pedir celeridade para a recuperação da barragem, uma reclamação que é feita por todos os ribeirinhos e, em especial, os moradores da cidade de Sousa.”, disse Jeová, frisando que o coordenador do DNOCS foi bastante compreensivo na questão.

“Dr. Alberto demonstrou muita sensibilidade na questão e vamos pedir, através da Frente Parlamentar Interestadual da Água, uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar dessa importante questão que é a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos”, salientou. A barragem de Engenheiro Ávidos, segundo dados do DNOCS, cobre uma área de 1.124 km2 e tem como principais finalidades a irrigação de 5.000 ha de terras a jusante (da nascente para a foz) da barragem, o controle das cheias do rio Piranhas e a piscicultura. A obra do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos já foi iniciada.

Depois de muita luta…

Em pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (11), Jeová citou a obra do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos e agradeceu o apoio do Poder Legislativo Estadual, na pessoa do presidente Adriano Galdino. “Quero dizer que esta Casa foi um palco importantíssimo de uma luta que foi apoiada por Vossa Excelência muitas vezes, ou quase sempre, que foi a construção do Canal Caiçara-Engenheiro Ávidos. Depois de tantas idas a Brasília, tanta audiência pública, até procissão a luz de velas liderada pelo bispo Dom Francisco Sales, essa a obra tão importante para a população sertaneja foi iniciada”, destacou o deputado.

Fonte: Redação com Assessoria de Imprensa