SAÚDE E BEM-ESTAR - Decidi que vou começar a correr na  praia amanhã: certo ou errado?

SAÚDE E BEM-ESTAR – Decidi que vou começar a correr na praia amanhã: certo ou errado?

Por Edmilson Pereira - em 4 anos atrás 564

A prática da atividade física traz mais disposição no dia a dia, fortalece o corpo, aumenta a flexibilidade e melhora o humor. E no verão, todo mundo quer mostrar um corpo bonito na praia, não é verdade? Mas quem está há muito tempo sem se exercitar não deve, de um dia para o outro, colocar um tênis no pé e sair correndo vários quilômetros.

O corpo não aguenta, ou seja, o que era para ser algo benéfico pode acabar trazendo dores, distensões musculares e outros problemas. O médico cooperado da Unimed João Pessoa, o ortopedista Felipe Sena, afirma que o corpo precisa se adaptar à nova rotina.

“Todos nós que estamos há um tempo sem praticar alguma atividade física merecemos obedecer e seguir alguns critérios e recomendações, pois estaremos submetendo nosso corpo a um tipo de atividade que não é rotina e é justamente aí onde contraímos algumas lesões e fazemos aparecer algumas doenças, muitas delas graves”, alerta Felipe Sena.

As pessoas podem não ter consciência, mas quem inicia ou retoma um exercício físico está exigindo bastante, tanto do sistema musculoesquelético como do sistema cardiovascular. “Sendo assim, é imprescindível uma avaliação ortopédica e cardiológica prévias. São especialistas de acesso fácil a todo”, destaca Sena.

Essas avaliações vêm carregadas de orientações e cuidados que podem evitar o desenvolvimento de lesões e o aparecimento de doenças. A dica é importante para todos, sem exceção.

4 DICAS

Veja quatro dicas simples para iniciar uma atividade física 

  • Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
  • Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
  • Pratique atividade física perto de casa, não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
  • Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

Fonte: Redação e Ministério da Saúde