SÁBADO: Educação participa do aniversário do bairro de Mangabeira

Por Edmilson Pereira - em 7 dias atrás 41

A Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba vai participar das comemorações do aniversário do Bairro de Mangabeira, organizadas pelo Governo do Estado, apresentando suas ações de maior destaque, neste sábado (15), às 15h. O Se Liga No Enem, Gira Mundo, Prima, Se Sabe de Repente, Colabore e Inove, Primeira Chance e Escolas Cidadãs Integrais, além de apresentações de bandas marciais, integram a programação.

O Gira Mundo Estudantes, programa que desde 2016 já levou 350 estudantes da Rede Estadual para o Canadá, Espanha, Portugal e Argentina, vai apresentar as experiências dos alunos e os projetos desenvolvidos por eles após retornarem. O Se Sabe De Repente levará atividades culturais desenvolvidas nas escolas no primeiro semestre. O projeto tem o compromisso de desenvolver espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e protagonismo das diferentes juventudes na sociedade.

Já o Se Liga No Enem, programa voltado para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai interagir por meio do Show de Ciências, do jogo Just Dance e material de apoio para os estudantes presentes.

A Colabore Inove também será apresentada como boa prática da Rede Estadual, assim como as metodologias ativas utilizadas. É uma inovação metodológica fruto de uma política pública (Programa Gira Mundo Finlândia), aplicada nas Escolas Cidadãs Integrais em uma parceria inédita com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK).

Também será a oportunidade de conhece o Primeira Chance, programa estadual de incentivo à concessão de estágio lançado este ano. Lá os alunos conhecerão o banco de talentos, como se inscrever, e quais serão as próximas vagas de estágio.