Prefeitura de Patos promove capacitação para empresários sobre pregão eletrônico

Prefeitura de Patos promove capacitação para empresários sobre pregão eletrônico

Por - em 4 anos atrás 583

O Setor de Licitação da Prefeitura de Patos realizou, nessa sexta-feira (06)  uma capacitação que regulamenta a modalidade de pregão eletrônico para empresários locais.  O evento foi uma parceria com a CDL, SEBRAE, Associação Comercial e Industrial de Patos e o Portal de Compras Públicas.

De acordo com o chefe do setor de licitação da Prefeitura, Alex Camboim, o pregão eletrônico já é uma tendência nacional, pois, de acordo com o decreto 10.024/2019, os municípios já estão obrigados a utilizar o pregão eletrônico nos procedimentos que têm verba federal.

“Como é uma tendência, a gente já se antecipou e está fazendo o pregão eletrônico para todos os nossos procedimentos de pregão. A gente está buscando mais economicidade uma vez que vai ter mais competitividade, mais transparência, eficiência e, para o município é excelente porque a gente sabe que a licitação tem muitos vícios, principalmente fora dela com as empresas participantes. Então, isso a gente elimina por completo e o empresário pode participar de qualquer lugar”, explicou Alex Camboim.

A pregoeira da Prefeitura de Patos, Joelma Palmeira, destacou que a capacitação foi importante porque o comércio fica habilitado para participar das licitações e a modalidade eletrônica deixa o trâmite mais transparente.

Ênio Perez é gerente da Nóbrega Informática e avaliou a importância da capacitação.

“É muito importante a gente poder se atualizar nessa área e ver como é fácil e todos podem participar. Agora vai melhorar para o comércio local e é muito simples, não tem muita burocracia como a gente imagina que isso tenha”.

A capacitação foi orientada pelo professor e membro do Portal de Contas Públicas, Luiz Suetônio de Oliveira, destacou que o pregão eletrônico gera mais transparência porque o processo acontece na internet e fica disponível para quem quiser acessar, bem como gera economia para o município.

“Você consegue 40%, 50% de economia nos itens que se faz eletrônico. São resultados que não se consegue acompanhar no presencial. Então, a sobra desse dinheiro, com certeza, vai ser utilizado em benefício, no retorno para o cidadão”, disse Luiz Suetônio.

O decreto nº 10.024/2019 regulamenta a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluídos os serviços comuns de engenharia, e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública federal.