PIONEIRISMO: Três pacientes do SUS passam por transplantes de fígado e rins em hospital particular de João Pessoa

Por - em 1 semana atrás 143

Hospital Nossa Senhora das Neves, no bairro da Torre, em João Pessoa,  realizou no domingo (10) dois transplantes de rim e um de fígado, com órgãos de um mesmo doador, de Campina Grande, marcando  um fato inédito a medicina praticada no Estado da Paraíba.  Foram três pacientes atendidos pelo SUS  que foram submetidos a transplantes simultâneos.

A realização das cirurgias ao mesmo tempo se deu pelo fato de os órgãos serem de um mesmo doador, que veio a óbito no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Os transplantes foram sucesso absoluto e os pacientes estão se recuperando bem.

Todos os transplantados são paraibanos e estavam na fila de espera por um novo órgão no período de um ano e meio a quatro meses. Os pacientes de rim estão se recuperando na enfermaria e o de fígado deve ficar na UTI até este sábado (16)

Ainda na semana passada, o Hospital Nossa Senhora das Neves, pertencente a rede particular, conveniado pelo SUS, nesse tipo de intervenção cirúrgica,  realizou outros três transplantes. O hospital conta com uma Unidade Geral de Transplantes (UGT), que atende pacientes do Sistema Único de Saúde. Além de fígado e rim, a UGT também tem capacidade para realizar transplantes de coração e medula óssea. O principal interesse do Nossa Senhora das Neves é potencializar a captação de órgãos na Paraíba.