Pesquisa revela que 25% dos pacientes intubados com Covid-19 morrem por sequelas após alta

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 22

BBC/Getty Imagens

Um estudo brasileiro aponta que 1 em cada 4 pacientes que foram intubados na UTI com Covid-19 e tiveram alta hospitalar morre de consequências da doença . Entre pacientes que não precisaram de tratamento na UTI, a porcentagem de mortalidade após a alta é de 2%.

O levantamento também repercute que 40% dos pacientes que estiveram na UTI com Covid-19 precisam ser internados novamente para tratar sequelas da doença.

Os resultados foram divulgados pelo estudo Coalizão, conduzido por hospitais e institutos de pesquisa que acompanham 1.006 pacientes curados, com idade média de 52 anos.

Segundo os dados do Coalizão, 20% dos pacientes que foram intubados com Covid-19 e se curaram não voltaram a trabalhar seis meses depois da alta hospitalar. Entre as sequelas mentais, 22% dos pacientes apontam ansiedade , 19% depressão e 11% estresse pós-traumático .

O estudo foi conduzido por profissionais dos hospitais Albert Einstein, HCor e Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa.

Fonte: Paraíba Notícia e IG