Pesquisa aponta que 72% dos idosos nunca utilizou um aplicativo; projeto da vereadora Helena Holada cria política de inclusão digital para este público

Por Edmilson Pereira - em 4 semanas atrás 64

O estudo ‘Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade’ apontou que 72% da população idosa nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais.

João Pessoa conta com 74.507 pessoas com mais de 70 anos, o que corresponde a 10,3% da população. Pensando nesse público, a vereadora Helena Holanda, está formulando um Projeto de Lei que visa assegurar a inclusão digital por meio do acesso à internet, bem como, educação por meio de múltiplas plataformas. A ideia é formular a política municipal de inclusão digital para pessoas com mais de 60 anos.

“Neste Dia Nacional do Idoso (27) trago uma reflexão sobre a ausência de inclusão digital para esta parcela da população.  Essa pandemia do coronavírus mostrou como as redes sociais, os aplicativos são importantes para a comunicação e, por outro lado, podemos perceber como os idosos não estão incluídos no mundo digital. Pensando nisso, estamos formulando uma política municipal de inclusão digital para o idoso”, explicou Helena.

A pesquisa realizada pelo Sesc São Paulo e Fundação Perseu Abramo e identificou ainda que os idosos no Brasil sentem-se excluídos do mundo digital, além de terem relatado a dificuldade em ler e escrever.

Helena Holanda destacou ainda que o Projeto de Lei olha também para àqueles idosos com poucos recursos financeiros e que nunca acessaram uma plataforma digital. “Vamos buscar aprimorar e transformar essa realidade em nossa querida João Pessoa para que nossos idosos estejam inseridos no que deve ser um direito de todos e não apenas de uma parcela da população”, finalizou.