PARCERIAS: Embaixador de Angola é recebido pela Mesa da Câmara de João Pessoa

Por Edmilson Pereira - em 2 meses atrás 109

Estreitar os laços de amizade e discutir possíveis parcerias na área cultural e no setor econômico local. Esses foram um dos pontos principais expostos na visita de cortesia que o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, fez na manhã desta terça-feira (12) ao presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

“Temos laços de amizade que podemos consolidar cada vez mais. Existem vários empresários angolanos que investem no setor hoteleiro e imobiliário das cidades. Além disso, temos vários estudantes angolanos na Universidade Federal da Paraíba, como também temos estudantes brasileiro em Angola, afinal 40 mil brasileiros vivendo lá. E muitos deles ajudaram na construção do País”, afirmou o embaixador, que chegou ontem de viagem para participar de uma sessão solene de entrega na CMJP da Medalha Cidade de João Pessoa ao general angolano Antônio dos Santos França.

O embaixador comentou sobre a parceria feita com o governo de Salvador para a instalação da Casa da Cultura de Angola, que resgata os valores culturais do País. Durante a visita, ele ressaltou que, na área econômica, existe uma importante linha de crédito disponível para fomentar, através de parcerias, as exportações do Brasil para Angola. “Temos laços culturais e empresarias muito fortes. Por isso, estaremos sempre a disposição”, reforçou o embaixador.

O presidente da Casa, Marcos Vinícius (PSDB), considerou uma honra para o Poder Legislativo Municipal receber a visita do embaixador de Angola. Ele entende que relações de amizades, como essa, podem render bons frutos e a execução de projetos importantes para oxigenar a cultura pessoense e aquecer a economia local, com a atração de mais investimentos em setores, a exemplo da hotelaria e construção civil.

O vereador Milanez Neto (PTB), líder do governo na Câmara e autor da propositura da sessão solene ao general angolano. Ele admitiu que há um interesse muito grande do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, em firmar parcerias com Angola para contrair investimentos para a construção do primeiro Museu da Cidade de João Pessoa. “O museu pode trazer até fatos sobre a história de Angola”, sugeriu o parlamentar.

Segundo Milanez, estes laços de amizade podem ser estreitados, ainda, para que a cidade possa receber ajuda financeira com o objetivo de recuperar, por exemplo, seu Centro Histórico. “O prefeito Luciano Cartaxo já vem investindo no patrimônio histórico da cidade. Mais qualquer ajuda será sempre bem vinda”, observou.