MOBILIDADE: Semob libera trânsito na ponte da Avenida Beira-Rio a partir desta segunda-feira

Por Edmilson Pereira - em 9 meses atrás 509

Menos de um ano após o início das obras, a Prefeitura de João Pessoa liberou, na manhã deste sábado (10), o trânsito na segunda ponte sobre o Rio Jaguaribe, na Avenida Beira Rio. Com a liberação das duas vias, os motoristas que trafegam pela avenida já estão com os dois sentidos inteiramente livres para o trânsito. Com a duas pontes, a atual gestão soluciona o problema histórico dos alagamentos e de fluidez do trânsito que inviabilizavam a mobilidade na região da rotatória do Altiplano. Além desta obra, com a requalificação de toda a avenida, que inclui ciclovias, calçadas e arborização, ela se tornará a mais completa do ponto de vista da mobilidade urbana na Capital.

A primeira ponte foi entregue em fevereiro do ano passado e desde então já foi possível ver solucionado o problema dos alagamentos. As obras da segunda ponte, referente ao fluxo dos veículos no sentido Centro-Praia, tiveram início no final de abril do ano passado. A partir de agora, com a sua conclusão e liberação para o tráfego, serão iniciadas as obras no canteiro central. Serão modificados os encontros com as ruas Angelina Balthar (Rua do Capim) e João Cirylo (ladeira do Altiplano). Essas mudanças visam melhorar ainda mais o acesso ao bairro. Além dessas melhorias também será possível continuar a ciclovia interligando o Centro à Orla.

“Desde que assumimos a gestão, resolvemos enfrentar problemas históricos da cidade e um deles era exatamente na Beira Rio, onde bastava uma pequena chuva para que a avenida ficasse alagada impedindo completamente o fluxo dos veículos. A obra da primeira ponte já foi testada no inverno do ano passado pois não registramos nenhum alagamento e o trânsito pode fluir. Agora estamos liberando o trânsito na segunda ponte, o que com certeza vai melhorar ainda mais a mobilidade urbana. E com todo o conjunto de obras que estamos executando na Beira Rio, ela deixa de ser um problema para ser um exemplo, um modelo de avenida para toda a cidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O conjunto de intervenções realizadas pela PMJP inclui as fases já realizadas da duplicação da Avenida Panorâmica, desassoreamento do Rio Jaguaribe, criação de um acesso entre a avenida e a Epitácio Pessoa e as obras de requalificação, que seguem em ritmo avançado, com a construção de cinco quilômetros de ciclovia, ligando a praia de Cabo Branco ao Parque da Lagoa Solon de Lucena, calçadas requalificadas e com acessibilidade e espaço para os veículos e transporte público. Com as pontes, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. Essa medida acaba de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte. Antes dessas obras, a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

Redação e Secom-JP