MERCADO: Carrefour deve oficializar em breve compra do Makro no Brasil

Por Edmilson Pereira - em 3 semanas atrás 122

O mercado dá como certa a compra pelo Carrefour da operação do Makro no Brasil, que tem 74 lojas no país e faturamento de R$ 7 bilhões. Segundo pessoas próximas à negociação, o valor ficaria acima de R$ 4 bilhões e pode ser anunciado em breve.

As conversas entre o grupo francês e o holandês se intensificaram nas últimas semanas, depois de terem esfriado no final de 2019 por conta do valor da transação.

O Makro pertence ao grupo SHV, é a terceira rede atacadista do país e poderia reforçar a atuação do Carrefour no segmento de ‘atacarejo’, onde atua com a marca Atacadão.

O grupo holandês está há mais de 70 anos no Brasil e atua também no segmento de distribuição de gás, através da SHV Energy, que é dona da marca Supergasbras. É dono de 22% do mercado nacional. A SHV foi criada em 1896, na Holanda, a partir da fusão de várias grandes empresas de comércio de carvão.

Uma fonte com conhecimento do setor avalia que a compra faz todo o sentido para o Carrefour e também para o Makro, já que o Brasil é um poucos mercados que a SHV mantém o negócio de vendas no atacado.

O Atacadão responde responde por cerca de 70% das vendas brutas do grupo Carrefour no país. O grupo vem abrindo lojas num ritmo de 20 novas por ano e com as unidades do Makro pode ganhar fôlego extra nesse segmento. No quarto trimestre do ano passado, as vendas no Atacadão cresceram 10,8%, enquanto as vendas da operação de varejo cresceram 12,8%.

Na concorrência, a rede de atacarejo Assaí, dona de varejistas como Extra e Pão de Açúcar, responde por 51% das vendas anuais. Entre outubro a dezembro, houve alta de 19,7% nas vendas brutas do Assaí. Nos supermercados e hipermercados do GPA, as vendas caíram 1,4% no período, levando em conta que esse segmento passa por uma reorganização dos negócios.