Justiça interroga nesta terça Leto Viana e mais 6 réus da Xeque-Mate, no fórum de Cabedelo

Justiça interroga nesta terça Leto Viana e mais 6 réus da Xeque-Mate, no fórum de Cabedelo

Por Edmilson Pereira - em 5 anos atrás 761

Sete réus devem ser interrogados nesta terça-feira (9) na audiência de instrução e julgamento do processo principal da Operação Xeque-Mate, no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A audiência começa às 8h30, no Fórum Des. Júlio Aurélio M. Coutinho, na Comarca de Cabedelo, e serão conduzidos pelo juiz Henrique Jorge Jácome de Figueiredo.

Vão ser interrogados os réus Wellington Viana França, Jaqueline Monteiro França, Adeildo Bezerra Duarte, Lúcio José do Nascimento Araújo, Leila Maria Viana do Amaral, Tércio de Figueiredo Dornelas e Antônio Bezerra do Vale Filho.

A última sessão desse processo foi realizada no dia 1º de julho e, depois de 14 horas, o juiz designou que a continuidade da audiência acontecesse nesta terça-.

De acordo com a denúncia, os acusados foram denunciados pelo Ministério Público Estadual de integrarem uma organização criminosa no Município de Cabedelo, que teria sido responsável por vários crimes, dentre eles a compra e venda do mandato do ex-prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) e a sua consequente renúncia ao cargo, irregularidades na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, com servidores fantasmas, e um esquema de recebimento de dinheiro desviado do salário dos servidores municipais.

Constam ainda da denúncia outras irregularidades como o financiamento da campanha de vereadores, atos de corrupção envolvendo a avaliação, doação e permuta de terrenos pertencentes ao erário municipal, que beneficiava diversas empresas, bem como ações ilícitas para impedir a construção do Shopping Pátio Intermares com a distribuição de valores ilícitos para vereadores, com atuação pessoal do então prefeito Leto Viana.

Na última sessão, foram interrogados dois réus do processo (Inaldo Figueiredo da Silva, funcionário da prefeitura de Cabedelo, e Marcos Antônio Silva dos Santos, empresário do ramo de segurança), além de cinco delatores.

De todos os réus, respondem em liberdade Marcos Antônio Silva dos Santos, Leila Maria Viana do Amaral, Jaqueline Monteiro da Franca (ex-presidente da Câmara de Vereadores e esposa de Leto Viana) e Adeildo Bezerra Duarte Figueiredo da Silva. Estão presos Wellington Viana (Leto Viana, ex-prefeito de Cabedelo), Antônio Bezerra do Vale Filho, Lúcio José do Nascimento Araújo, Tércio de Figueiredo Dornelas Filhos e Inaldo Figueiredo da Silva.

Na última sessão, no dia 1º de julho, Lucas Santino, ex-vereador de Cabedelo preso durante a Operação Xeque-Mate da Polícia Federal e do Ministério Público da Paraíba, afirmou que recebeu dinheiro do ex-prefeito Leto Viana para seu financiamento de campanha e em troca assinou uma carta-renúncia que poderia ser usada pelo então chefe do executivo como barganha política. Na mesma audiência, o réu Inaldo Figueiredo Silva teve a prisão preventiva convertida em domiciliar.

Fonte: Portal G1-PB