IPM: Prefeitura de João Pessoa anuncia realização de Censo dos Servidores para aposentados e pensionistas de 1º de abril a 31 de maio

IPM: Prefeitura de João Pessoa anuncia realização de Censo dos Servidores para aposentados e pensionistas de 1º de abril a 31 de maio

Por Elison Silva - em 3 anos atrás 627

O Instituto de Previdência do Município (IPM) em parceria com a Secretaria de Administração (Sead) realizam o Censo Cadastral Previdenciário dos servidores aposentados e pensionistas a partir desta quinta-feira (1º). Com a medida, a Prefeitura de João Pessoa poderá atualizar o cadastro de todos os servidores e traçar novas políticas de valorização.

O Censo deverá ser feito através do Portal do IPM (https://www.ipmjp.pb.gov.br/). Os servidores da ativa já atualizaram seus dados entre os meses de fevereiro e março.

De acordo com a secretária do IPM, Caroline Agra, o prazo de recenseamento é de 1º de abril a 31 de maio, um prazo maior para permitir que todos os aposentados consigam atualizar as informações e apresentar a documentação necessária. “Os aposentados e pensionistas deverão realizar o seu censo de forma online. E como é um público idoso, com quem temos que redobrar os cuidados em relação à aglomeração, estamos dando um prazo maior para garantir a segurança deles nos atendimentos e estamos disponibilizando canais de atendimento (83) 3222-1005 (telefone e WhatsApp) ou e-mail: [email protected]”, explicou.

O Decreto n° 9.680, que institui o Censo foi publicado no dia 17 de fevereiro no Semanário Oficial e é de caráter obrigatório também para os beneficiários de pensão por morte. Dependendo de cada caso, será necessário anexar cópias digitalizadas de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de eleitor, Certificado de Reservista, CNH (dependendo da função), Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, diploma ou certificado de conclusão de curso. A lista completa de documentos pode ser conferida no Semanário Oficial.

eSocial – De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Sead, Eriko Heyller, a partir de julho deste ano, os órgãos públicos deverão realizar a implantação do cadastro dos seus servidores no Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O sistema foi lançado em 2014 com o objetivo de unificar todas as obrigações trabalhistas. “Com a necessidade de cumprirmos com a implantação do eSocial na Prefeitura, este Censo permitirá sanarmos todas as inconsistências nas informações cadastrais previamente, dando mais segurança ao novo Sistema”, explicou.