Internado desde dezembro, Morre em Buenos Aires, aos 90 anos Carlos Menem, ex-presidente da Argentina

Por Edmilson Pereira - em 3 semanas atrás 30

O ex-presidente da Argentina, Carlos Menem, morreu neste domingo, 14, aos 90 anos. Ele estava internado em uma clínica em Buenos Aires desde 15 dezembro para acompanhamento médico, e exercia o cargo de senador desde 2005.

Ele foi internado no ano passado para fazer um exame de próstata mas, na ocasião, foi detectado uma infecção urinária que acabou por complicar o seu quadro de problemas cardíacos. Mais tarde, ele entrou em coma induzido por uma “descompensação renal”. Foi a sua terceira internação em 2020. De acordo com o jornal argentino Clarín, o estado de saúde do presidente havia piorado nas últimas horas.

Menem marcou a década de 1990 do País, quando exerceu dois mandatos consecutivos como presidente, entre 1989 e 1999. No período, focou na recuperação econômica da Argentina, promovendo a abertura comercial e a privatização de órgãos públicos. Quando deixou o governo, porém, a Argentina enfrentava uma recessão econômica, que culminou na grave crise de 2001, durante a presidência de Fernando de la Rúa.

O processo de intervenção e reformas econômicas de seu governo presidencial também foi marcado pelas denúncias de corrupção.

Anteriormente, ele havia sido governador de sua província natal, La Rioja, em duas ocasiões: entre 1973 e 1976 e 1983 e 1986.

Fonte: Paraíba Notícia e agência EFE