IMUNIZAÇÃO: Governo do Brasil encomenda 100 milhões da vacina contra Covid-19 de Oxford

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 178

O governo federal encomendou 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 que vem sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. A informação foi confirmada pelo secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde (MS) Arnaldo Correia de Medeiros, durante entrevista à CNN Brasil.

O primeiro lote da vacina segundo o secretário deve conter 15 milhões de doses e deve chegar ao Brasil em dezembro, caso os testes e estudos mostrem a eficácia do medicamento no tratamento da doença e seja aprovada até lá, para então a população poder ser vacinada. Vale lembrar que a medicação está na terceira e última fase de testes.

“Foi fechado o acordo para 100 milhões de doses da vacina, que vão chegar ao país divido em três lotes. Com a primeira remessa chegando ao país na primeira quinzena de dezembro, e o segundo lote chegando entre os meses de dezembro e janeiro. E se tudo correr bem, em dezembro já teremos a vacina”, afirmou Medeiros.

Acordo com Oxford garante que tecnologia usada na vacina contra covid-19 seja transferida para o Brasil

De acordo com o secretário, o governo e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem um acordo com a Universidade de Oxford, que garante ao país, que a tecnologia usada para a produção da vacina seja transferida para o Brasil, para que o medicamento possa ser produzido no país.

Medeiros colocou ainda que já uma definição quanto a aplicação da vacina, e que os primeiros grupos a serem imunizados serão: idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Fonte: Paraíba Notícia e Portal Terra