Fiocruz retoma produção e libera para o Ministério da Saúde 1,7 milhão de doses de AstraZeneca nesta terça-feira

Por Edmilson Pereira - em 2 semanas atrás 18

Depois de duas semanas sem distribuir vacinas, a Fiocruz volta a distribuir nesta terça-feira (14) novos lotes da Oxford-AstraZeneca, totalizando 1,7 milhão doses. A previsão é de uma produção de 15 milhões de doses nas duas próximas semanas

Com a entrega, Fiocruz totaliza 93,6 milhões de doses de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde o início da produção.

A distribuição desta terça ocorre em duas remessas: uma com 50 mil doses diretamente para o Estado do Rio de Janeiro e outra para o almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde, para distribuição aos demais estados.

Estão previstas mais entregas da vacina no decorrer da semana, segundo a Fiocruz. A quantidade e as datas serão divulgadas após a conclusão das análises do controle de qualidade.

As vacinas entregues esta semana passaram pela manhã pela última etapa da produção: a de controle de qualidade, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Interrupção

A Fiocruz ficou duas semanas sem distribuir as vacinas. A produção das doses da Oxford-AstraZeneca parou por falta de matéria-prima. O ingrediente farmacêutico ativo (IFA) vem da China e não chegou no prazo esperado.